Fiscalização

Hospital de Santa Rita pode ser interditado por falta de médicos na urgência e emergência

O CRM-PB deu prazo até sexta-feira (15) para que o problema seja resolvido. Caso contrário, o órgão irá interditar eticamente os médicos que trabalham no setor de urgência do hospital.

Hospital de Santa Rita pode ser interditado por falta de médicos na urgência e emergência

O hospital foi alvo de fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na tarde desta terça-feira (12). — Foto:Divulgação/CRM-PB

O Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, pode ser interditado caso a direção não resolva o problema da falta de médicos para a urgência e emergência nas terças-feiras e sábados. A unidade hospitalar foi alvo de fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na tarde desta terça-feira (12).

O CRM-PB deu prazo até sexta-feira (15) para que o problema seja resolvido. Caso contrário, o órgão irá interditar eticamente os médicos que trabalham no setor de urgência do hospital.

“Um hospital daquele porte não pode ficar sem médicos na urgência durante dois dias da semana. Quando chega um paciente, os outros profissionais têm que encaminhar para outro hospital. Isso é inadmissível”, destacou o diretor de fiscalizaçaõ do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

O Conselho disse que o hospital sofre com a escassez de recursos há meses. É uma instituição filantrópica, que recebe recursos de doações, do Ministério da Saúde, através do SUS, e da Prefeitura de Santa Rita. De acordo com a direção do hospital, o repasse dos recursos pela Prefeitura vem sendo feito regularmente e em dia, no entanto, são insuficientes para cobrir os custos do hospital, o que vem gerando dívidas com fornecedores.

No mês de julho, a situação caótica do hospital foi tema de audiência na Promotoria de Santa Rita, envolvendo a direção do hospital, o prefeito, a Secretaria de Saúde, o CRM-PB e o Ministério Público. “Apesar da gravidade da situação do hospital há tanto tempo, ele ainda sofre com a falta de recursos”, destacou o diretor do CRM-PB.

Importância do hospital

O Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho atende cerca de 3,7 mil pacientes por mês, oferecendo serviços em obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, UTI e ambulatório de urgência. Possui 101 leitos conveniados com o SUS, sendo 34 para maternidade, 46 para clínica médica, 12 para cirúrgia e 8 para UTI. Ainda atende 120 pacientes por dia no setor de imagens, realizando raio X, ultrassonografia, tomografia, além do laboratório de análises clínicas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

2

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

3

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

4

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica

5

Saúde

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril