Outubro Rosa

Hospital do Valentina realiza ação preventiva do câncer de mama com trabalhadoras da unidade

Nesta quarta-feira (28), foi a vez de cuidar de quem cuida da população. As trabalhadoras do Hospital Municipal Valentina (HMV) passaram por consultas médicas e

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ações para conscientizar e cuidar das usuárias dos serviços de saúde da rede municipal, dentro da campanha Outubro Rosa. Nesta quarta-feira (28), foi a vez de cuidar de quem cuida da população. As trabalhadoras do Hospital Municipal Valentina (HMV) passaram por consultas médicas e receberam orientações e encaminhamentos para realização de exames.

“Mesmo sendo um hospital infantil, não podíamos ficar de fora desta campanha, uma vez que cerca de 80% do nosso quadro de funcionários são mulheres. Por estar trabalhando, muitas delas não puderam ir até o Outubro Rosa, por isso trouxemos a campanha até elas. Nossa recompensa maior é perceber o carinho e o entusiasmo de nossas trabalhadoras, que estão se sentindo acolhidas”, ressaltou a diretora do HMV, Carmem Gadelha.
 
A diretora destacou ainda que ações como esta aproximam e valorizam o profissional, refletindo na qualidade do atendimento prestado. “Elas cuidam tanto dos outros que acabam se esquecendo de cuidar de si própria. Por isso dedicamos este dia a elas, com atendimentos durante os três turnos. Além da consulta inicial, estamos agendando ultrassonografias transvaginal ou pélvica, mamografias e outros exames que se façam necessários. Vamos investigar todas as queixas das nossas servidoras para saber do que se trata”, complementou Carmem Gadelha.
 
Rita de Cássia, que é técnica de enfermagem do setor de Clínica Médica do HMV, gostou da oportunidade. “Hoje a profissional deu lugar à paciente. Fiquei muito feliz com a oportunidade. Momentos assim mostram que nosso trabalho está sendo reconhecido e lembra que precisamos nos cuidar”, relatou.
 
Cuidando do cuidador – A SMS realiza diversas ações na linha de cuidado e promoção à saúde do cuidador. Entre essas atividades de melhorias na saúde dos servidores municipais estão seções de práticas integrativas, realizadas todas as tardes de sexta-feira, nos três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Equilíbrio do Ser, Cinco Elementos e Canto da Harmonia.
 
As oficinas de resgate da autoestima e cuidando do cuidador têm como finalidade a diminuição do desgaste físico e mental decorrentes do quadro de stress, tensões, ansiedades provocadas pelo trabalho desempenhado e o acúmulo de problemas pessoais.
 
Outubro Rosa – Nesta quinta-feira (29), durante todo o dia, em alusão ao encerramento da campanha Outubro Rosa, acontecerá uma força-tarefa em todas as unidades de saúde da Rede Municipal para a realização de consultas e encaminhamentos para exames.
 
A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, explica que hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama, mas também outras doenças. “É importante se alimentar de frutas e verduras, praticar atividade física regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, orientou.
 
Câncer de mama – Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.
 
As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos.
 
Dados – De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
 
A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 57.120 novos casos da doença este ano no Brasil.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

2

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

3

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

4

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais