Parceria

Hospital Santa Isabel participa de ação promovida pela SBH para realizar 120 cirurgias de hérnias

A ação acontece no período de 21 a 27 de julho em parceria com a Hernia Intenational.

Hospital Santa Isabel participa de ação promovida pela SBH para realizar 120 cirurgias de hérnias

Hospital Santa Isabel participa de ação e vai realizar 120 procedimentos cirúrgicos — Foto:Walla Santos

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai participar de uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), em parceria com a Hernia International, para realizar cirurgias de hérnia. Durante a ação, que acontece no período de 21 a 27 de julho, a unidade hospitalar vai realizar 120 procedimentos cirúrgicos desta especialidade.

De acordo com o coordenador de cirurgias do HSMI, Péricles Oliveira, o critério de seleção para os pacientes que serão atendidos é a complexidade dos casos. “São pacientes que já estavam aguardando pelas cirurgias e, com este esforço concentrado, poderemos realizar uma quantidade maior de procedimentos”, afirmou.

Para a realização das cirurgias, além dos médicos do HMSI, estarão em João Pessoa quatro especialistas estrangeiros e mais 15 cirurgiões de várias cidades do País. “Será a maior ação em número de cirurgias de hérnia já realizada em um hospital público do Brasil. São diversos profissionais envolvidos em uma ação humanitária para colaborar nestas cirurgias, beneficiando nossos pacientes”, comentou Péricles.

O especialista explica que a cirurgia de hérnia é considerada de média complexidade e várias delas serão realizadas por vídeo, conhecidas como laparoscopia. O procedimento é feito por duas ou três incisões, sem cortes e, por isso, com menos sangramento.

Como parte das atividades, também será realizada a 2ª Jornada Norte/Nordeste de Hérnia para os sócios da SBH. O evento acontecerá no dia 26 de julho, a partir das 13h, no Hotel Manaíra. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da SBH.

A hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias), que formam uma saliência visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso ou em decorrência de outras doenças.

A Hernia International é uma instituição voluntária que criou o projeto Operation Hernia com o objetivo de realizar missões humanitárias de cirurgia de hérnia. No ano passado, foram realizadas ações em 28 países como Camboja, Quênia, Etiópia, Uganda e Paquistão. O projeto conjunto com a Sociedade Brasileira de Hérnia acontece pelo sexto ano consecutivo no Brasil e pela primeira vez na Paraíba.

O Hospital Municipal Santa Isabel é referência para cirurgias de hérnia em João Pessoa e oferece também as especialidades de neurocirurgia, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia e cirurgia geral.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico