Exames

Hospital Universitário de Campina Grande faz mutirão de colonoscopias

Os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Hospital Universitário de Campina Grande faz mutirão de colonoscopias

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais — Foto:Reprodução

Entre os dias 23 e 27 de setembro o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), localizado em Campina Grande, realiza um mutirão de colonoscopias. A ação acontece em alusão ao Setembro Verde, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do câncer de intestino.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens, e 18.980 em mulheres. O aumento em relação à 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens, e 180, em mulheres.

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.

Os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Câncer de Intestino

Abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro, em homens.

Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%. Dentre os sintomas estão dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa, alteração do hábito intestinal, sangue ou alteração na forma das fezes, fraqueza e anemia.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias