Coronavírus

Hospital Universitário de João Pessoa suspende atendimento a novas gestantes após registros de casos de covid-19 e mortes de dois recém-nascidos

A unidade de saúde localizada no campus da UFPB na Capital é referência para gravidez de alto risco na Paraíba e registrou casos confirmados de Covid-19 entre os pacientes.

Hospital Universitário de João Pessoa suspende atendimento a novas gestantes após registros de casos de covid-19 e mortes de dois recém-nascidos

Segundo o HU, "infelizmente, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana." — Foto:Divulgação/Ascom HULW

Após a morte de dois bebês por Covid-19, o Hospital Universitário (HU) de João Pessoa bloqueou, nesta quinta-feira (30), o acesso para novos internamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. 

A unidade de saúde localizada no campus da UFPB na Capital é referência para gravidez de alto risco na Paraíba e registrou casos confirmados de Covid-19 entre os pacientes. 

“Como consequência, a instituição também decidiu interromper o atendimento de novas gestantes na maternidade. A UTI Neonatal do HULW dispõe de seis leitos e quatro estão ocupados no momento. A iniciativa foi tomada como medida de prevenção, visto que três recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal e outro que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) com sintomas de covid-19 tiveram diagnósticos confirmados para a doença”, informou o HU, em nota enviada ao ClickPB, nesta quinta-feira.

Ainda segundo o HU, “infelizmente, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana. Os outros dois recém-nascidos com exame positivo para covid-19 seguem estáveis e sob os cuidados da equipe multiprofissional da UTI Neonatal. Em função desse cenário, a Superintendência do HULW comunicou à Secretaria de Saúde de Estado da Paraíba e à Secretaria do município de João Pessoa que, temporariamente, estão suspensos todos os encaminhamentos de gestantes para o Hospital Universitário Lauro Wanderley.”

O Hospital Universitário informou, também, que “, no caso das gestantes que se encontram na instituição, está mantida a assistência, mas o HULW não vai receber novas pacientes na maternidade. Tal medida é necessária, pois a UTI Neonatal e a Ucin (que conta com nove leitos, sendo seis convencionais e três, canguru) dão suporte direto à maternidade do Lauro Wanderley.”

O HU está testando mães e bebês. “Ainda como medida de prevenção do coronavírus e objetivando detectar um possível foco da covid-19, o HULW estabeleceu nova testagem de mães e bebês que se encontravam nos setores, além dos funcionários lotados na Ucin e na UTI Neonatal. Todos estão fazendo o RT-PCR, que é considerado o exame “padrão-ouro” para diagnóstico da doença. Como não há previsão de retorno das atividades da UTI Neonatal e da maternidade, o HULW orienta às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que NÃO procurem o Hospital Universitário Lauro Wanderley para atendimento e busquem assistência em outras maternidades públicas de João Pessoa.”

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos