Saúde

Japoneses fazem cirurgia inédita que pode substituir transplante de coração

Se o método for eficaz, poderá substituir os transplantes de coração no caso de alguns pacientes.

Japoneses fazem cirurgia inédita que pode substituir transplante de coração

Em vez de substituir o coração inteiro do paciente, essas células podem ser depositadas diretamente nas áreas danificadas do órgão, como se fossem folhas — Foto:Reprodução

Na última segunda-feira (27), uma equipe de cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, anunciou o primeiro transplante de células musculares cardíacas realizado a partir de células-tronco pluripotente induzidas, conhecidas como iPS. Se o método for eficaz, poderá substituir os transplantes de coração no caso de alguns pacientes.

Células-tronco desse tipo nada mais são que células de organismos adultos que podem ser induzidas a se transformarem em diferentes tipos de células. 

A ideia dos médicos japoneses é fazer com que essas iPS virem células cardíacas. 

Em vez de substituir o coração inteiro do paciente, essas células podem ser depositadas diretamente nas áreas danificadas do órgão, como se fossem folhas. Ao entrar em contato com a superfície, essas “folhas” liberam uma proteína que ajuda a regenerar os vasos sanguíneos e melhorar, assim, o funcionamento do coração.

Segundo os médicos, desde o procedimento, o paciente que recebeu as células teve uma melhora visível e passou para a enfermaria geral do hospital. Os profissionais pretendem realizar testes em ao menos 10 pessoas nos próximos três anos, focando naqueles que sofrem de mau funcionamento cardíaco causado por cardiomiopatia isquêmica.

“Espero que se torne uma tecnologia médica que salve o maior número de pessoas possível, pois já vi muitas vidas que não pude salvar”, disse Yoshiki Sawa em entrevista coletiva, segundo o Japan Times.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana