Confirmados

João Pessoa registra índice de redução no número de casos de dengue

Ao todo foram notificados 847 casos pela Secretaria Municipal de Saúde, destes 468 foram confirmados até o momento.

João Pessoa registra índice de redução no número de casos de dengue

Ministério da Saúde divulgou um levantamento que destaca João Pessoa como uma das três capitais que apresentam índice satisfatório para baixa reprodução do mosquito — Foto:Reprodução

Nos cinco primeiros meses de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) notificou 847 casos de dengue e, desses, 468 (55%) foram confirmados até o momento. Durante todo o ano passado, foram registradas 2.384 notificações do vírus, sendo 1.712 casos confirmados. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento que destaca João Pessoa como uma das três capitais que apresentam índice satisfatório para baixa reprodução do mosquito Aedes aegypti. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, houve redução no número de casos de dengue em relação aos anos anteriores. Em 2016, por exemplo, foram notificados 6.962 casos e 5.968 confirmados. Já em 2015, foram registradas 4.884 notificações e confirmados 3.828 casos. 

“Percebe-se que os números de notificações e casos confirmados do ano passado e nos cinco primeiros meses deste ano estão abaixo dos números registrados nos anos anteriores. No segundo semestre, há uma tendência histórica em aumentar o número de notificações em relação ao primeiro, mas os casos estão controlados”, afirmou Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica.
 
Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento que destaca João Pessoa como uma das três capitais que apresentam índice satisfatório para baixa reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Na capital paraibana, o Índice de Infestação Predial (IIP) por Aedes aegypti é de  0,5%. Ou seja, a cada 200 imóveis, apenas um apresenta risco de reprodução do mosquito. 

Mesmo com o baixo índice de infestação do Aedes e números controlados de casos de dengue no município, o gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, Nilton Guedes, destaca que é importante a população manter os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito, especialmente no período de chuvas, mais propício para a proliferação do vetor.

“As pessoas devem prestar atenção nas áreas externas de suas residências para evitar o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, a exemplo de copos descartáveis e sacos plásticos. Importante ficar atento também a tonéis, calhas ou qualquer outro material que possa virar foco do mosquito”, orientou Nilton Guedes.

As áreas internas, inclusive em apartamentos, também devem ser monitoradas, pois também existem lugares que podem acumular água e se tornarem criadouros, como potes de água para animais, floreiras em varandas, reservatório de água para pássaros, dependência de empregada pouco utilizada (pia e vasos sanitários), área de serviço (atrás da máquina de lavar roupa), aparador de água de filtros de parede e vasos nas janelas e sacadas.

A SMS definiu um grupo técnico operacional que planeja e desenvolve ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. Além das visitas domiciliares, as ações do grupo incluem visitas de agentes a hotéis, pousadas, cemitérios e mercados públicos, com a aplicação de inseticida sempre que necessário, além da distribuição de material educativo e orientações à população sobre formas de prevenção e de evitar o surgimento de criadouros para o mosquito.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana