Índice

Levantamento aponta baixo índice de infestação do Aedes aegypti em João Pessoa

De acordo com os índices, a cada 200 imóveis, apenas um apresenta risco de reprodução do mosquito.

Levantamento aponta baixo índice de infestação do Aedes aegypti em João Pessoa

Segundo levantamento, João Pessoa está com baixo risco para a reprodução do mosquito, com índice abaixo de 1%. — Foto:Reprodução

Nesta terça-feira foi divulgado pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) de João Pessoa, o resultado de mais um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. De acordo com os dados, o Índice de Infestação Predial (IIP) na Capital é de 0,5%. Ou seja, a cada 200 imóveis, apenas um apresenta risco de reprodução do mosquito.

O estudo aponta as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do Aedes aegypti no município. O resultado do levantamento indica que João Pessoa está com baixo risco para a reprodução do mosquito, com índice abaixo de 1%. A pesquisa aconteceu no período de 2 a 13 de abril. Este foi o segundo dos quatro levantamentos realizados anualmente.

Para a realização do LIRAa são pesquisadas 29 áreas que correspondem a 64 bairros da Capital, sendo que nenhuma área apresentou índice de alto risco, com IIP igual ou maior que 4%. Cinco áreas apresentaram índice maior que 1% e menor de 4%, sendo consideradas de médio risco de infestação.

Dessas, a área que apresentou maior IIP corresponde aos bairros de Grotão e Gramame, com 2,7%. Já as outras quatro áreas com risco médio de infestação são: Cristo, Cruz das Armas, Oitizeiro, Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Mumbaba, Castelo Branco, Miramar e Altiplano. Todas essas áreas com IIP entre 1% e 2%. As demais 24 áreas pesquisadas apresentaram índice abaixo de 1%, considerado de baixo risco.

Nilto Guedes,  gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, destaca que neste período de chuvas, é necessária maior participação da população no cuidado com o descarte do lixo para evitar o acúmulo de água. “Estamos com baixo índice e numa situação confortável, mas não podemos relaxar e estar atentos a qualquer material que possa acumular água”, afirmou.

A população também pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Dicas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:              

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

Limpe ralos externos;

Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale