Recomendação

Luciano Cartaxo ignora e-SUS e veta prontuário eletrônico em João Pessoa

O veto do projeto ignora a recomendação inclusive do Sistema e-SUS Atenção Básica, que tem como uma das prioridades a informatização e o sistema integrado.

Luciano Cartaxo ignora e-SUS e veta prontuário eletrônico em João Pessoa

A matéria, proposta pelo vereador Leo Bezerra, havia sido aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa — Foto:Reprodução

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, vetou totalmente o projeto de Lei que previa a implantação de prontuário eletrônico na rede pública de saúde. A matéria, proposta pelo vereador Leo Bezerra, havia sido aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa.

O veto do projeto ignora a recomendação inclusive do Sistema e-SUS Atenção Básica, que tem como uma das prioridades a informatização e o sistema integrado. A adoção do prontuário eletrônico pelos municípios é uma recomendação do Ministério da Saúde desde 2016. O objetivo principal é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

Apesar da necessidade de implantação do sistema, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, o prefeito Luciano Cartaxo decidiu vetar o projeto de lei que possibilitaria essa informatização.

A informatização desses processos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono