Imunização

Mais de 151 mil já foram imunizados contra a gripe em João Pessoa

A meta da campanha é imunizar 90% (190 mil) dos 211 mil pessoas que compõem os grupos prioritários.

Mais de 151 mil já foram imunizados contra a gripe em João Pessoa

Até o momento, já foram aplicadas 151 mil doses da vacina, o que corresponde a 72% do público alvo. — Foto:Secom

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe segue até esta sexta-feira (31) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa alerta aos grupos de risco sobre a importância de se imunizarem contra o vírus.

A meta da campanha é imunizar 90% (190 mil) dos 211 mil pessoas que compõem os grupos prioritários. Até o momento, já foram aplicadas 151 mil doses da vacina, o que corresponde a 72% do público alvo.
 
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Até esta terça-feira (28), a Vigilância Epidemiológica (Viep) de João Pessoa confirmou 35 casos de síndromes gripais, sendo 19 casos positivos para Influenza e 16 casos positivos para Vírus Sincicial Respiratório.
 
Entre os 19 casos confirmados de Influenza, 16 são decorrentes de Influenza A (sendo 13 do subtipo H1N1 e três do subtipo H3 sazonal) e três decorrentes de Influenza B. Um dos casos confirmados de H1N1, um idoso de 61 anos de idade, evoluiu rapidamente para óbito e, segundo a investigação epidemiológica, ele não tomou a vacina contra a gripe no ano passado.
 
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS, os casos de Influenza podem ser evitados com a prevenção através da vacina. “O primeiro óbito confirmado por Influenza A/H1N1 no município de João Pessoa foi de um idoso, o que nos faz refletir sobre a importância da vacinação no grupo prioritário, levando em consideração seu grau de vulnerabilidade”.
 
Grupos de risco – São considerados grupos de risco, pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
 
Onde vacinar – Aqueles que ainda não se vacinaram poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira. No próximo sábado (1) estarão abertas todas as USF, Policlínicas e o Centro de Imunizações, das 8h às 12h, para receber a população de risco. Ainda como um reforço à Campanha, haverá equipes de imunização em centros espíritas da Capital no sábado (1) e em igrejas católicas e evangélicas no domingo (2).

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

2

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

3

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

4

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

5

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado