Em João Pessoa

Mais de 180 postos oferecem vacinação antirrábica para cães e gatos

A ação segue até as 17h deste sábado (22) com 800 profissionais trabalhando em mais de 180 postos de imunização distribuídos pelos bairros da Capital

Mais de 180 postos oferecem vacinação antirrábica para cães e gatos

A Campanha de Vacinação Antirrábica teve início no dia 27 de agosto com a meta de imunizar um total de 75 mil animais, sendo 60 mil cães e 15 mil gatos — Foto:Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está imunizando cães e gatos a partir dos três meses de vida no ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos. 

A ação segue até as 17h deste sábado (22) com 800 profissionais trabalhando em mais de 180 postos de imunização distribuídos pelos bairros da Capital.

 De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, a melhor forma de prevenção é a vacina. Ele faz um alerta aos proprietários e protetores de cães e gatos. “É importante estar atento ao calendário de vacinação dos animais para que eles se mantenham protegidos contra a raiva e, dessa forma, evitar também a transmissão para a população”, ressaltou.
 
Nilton destaca que o animal precisa ser vacinado anualmente e aqueles que ainda receberão a primeira dose, deverão tomar a segunda dose após 30 dias. Ele alerta também para a contraindicação. “Se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina, mas isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o animal se estabilizar, poderá ser vacinado”, explicou.
 
Morador do bairro dos Bancários, o microempresário Alisson Tomaz levou seu cachorrinho para vacinar no Centro de Zoonoses e destacou a importância de manter a vacinação do seu pequeno cão em dia. “Trago ele para tomar a vacina anualmente, assim como sempre levo ao veterinário para outros cuidados com a saúde”, disse.
 
Além dos postos fixos de imunização, seis equipes itinerantes estão visitando as residências de protetores de cães e gatos que abrigam uma grande quantidade de animais. Uma das casas visitadas foi da dona de casa Adriana Rodrigues, que mora no bairro Altiplano e cuida de 12 cachorros.
 

“Todos eles eu resgatei das ruas, então, se torna uma responsabilidade minha cuidar da saúde e do bem-estar desses animais. Como são muitos, não tenho condições de levar todos até um posto de vacinação e por isso solicitei a vacinação na minha casa”, disse.
 
Profissionais do Centro de Zoonoses estão de plantão até o final da tarde na central telefônica para tirar dúvidas, dar orientações, informar os locais de vacinação e qualquer outra informação referente à campanha, por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.
 
A técnica em enfermagem Edneide da Silva, moradora do bairro Valentina Figueiredo, utilizou o serviço para solicitar vacinação em sua residência para imunizar seus quatro cachorros e quatro gatos. “Todos os anos eu peço para uma equipe vir para minha casa porque eu quero dar segurança aos meus animais e as pessoas que frequentam minha casa. Se, por acaso, um deles morder alguém, quero ter a certeza de que estão protegidos. É uma forma de garantir a saúde dos meus bichos de estimação e da minha família”, disse.
 
A Campanha de Vacinação Antirrábica teve início no dia 27 de agosto com a meta de imunizar um total de 75 mil animais, sendo 60 mil cães e 15 mil gatos. Durante toda a campanha, além do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), localizado no Bairro dos Bancários, postos itinerantes visitaram os bairros da Capital com maior concentração de caninos e felinos para facilitar a vacinação dos animais.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias