Deslocados

Mais de 21 mil moradores de outros municípios e estados ‘furaram fila’ da vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

O secretário de Saúde da Capital, Fábio Rocha, apontou que esse foi um dos fatores que causou a falta de segunda dose para os residentes em João Pessoa, nesta terça-feira (13).

Mais de 21 mil moradores de outros municípios e estados 'furaram fila' da vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

O secretário municipal de Saúde explicou que muitas pessoas se utilizaram de comprovantes de residência de amigos e parentes para se vacinar em João Pessoa. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

Mais de 21 mil moradores de outros municípios e outros estados ‘furaram fila’ da vacinação em João Pessoa, segundo confirmou ao ClickPB o secretário de Saúde da Capital, Fábio Rocha. Ele apontou que esse foi um dos fatores que causou a falta de segunda dose para os residentes em João Pessoa, nesta terça-feira (13). A imunização foi interrompida e deve ser retomada somente na quinta-feira (15), com a possibilidade de chegada de novas doses amanhã (14).

O secretário municipal de Saúde explicou que muitas pessoas se utilizaram de comprovantes de residência de amigos e parentes para se vacinar em João Pessoa. “Foi identificado no sistema do Sistema Único de Saúde que esses cartões do SUS eram de endereços de fora de João Pessoa. As pessoas se aproveitaram do comprovante de residência de amigos e familiares e tomaram até a segunda dose na Capital.”

Fábio Rocha confirmou ao ClickPB que a vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses. Ele disse que os moradores da Capital devem ficar tranquilos que o problema vai ser resolvido e que a imunização deve ser retomada na quinta-feira.

“Teve o atraso no envio do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) e isso gerou 10 dias de atraso na liberação das doses. E também muitas pessoas procuraram tomar a segunda dose mesmo com apenas 12 ou 14 dias de intervalo da primeira dose e teve a procura de pessoas de outros municípios e estados, 21 mil doses, descobrimos isso depois. Além disso, o Governo Federal mandou usar a segunda dose como primeira dose em novos vacinados”, explicou o secretário Fábio Rocha, ao ClickPB.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe