Cuidando dos Pets

Médico diz que vacinação em dia pode livrar cães das doenças do verão

Com o verão, estação mais quente do ano, situada entre a primavera e o outono,  iniciada quando o Sol atinge o solstício de dezembro (21) e termina quando ele atinge o equinócio de março (20), os problema de saúde com os cães tem aumento consideráveis.

De acordo com o médico veterinário Edson Mauro,  a leishmaniose canina e a cinomose são as duas principais doenças que podem cometer os cães. “As duas podem levar o animal a óbito”, diz. 

Cinomose – Doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) também conhecido como Vírus da Esgana Canina, da família Paramyxoviridae, que atinge animais da família Canidae, Mustelidae, Mephitidae e Procyonidae (entre eles cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres).

Leishmaniose canina – Doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença.

O médico aconselha o proprietário do animal a manter a vacinação em dia para livrar dessas doenças. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]