Vacinação

Ministério da Saúde orienta vacinação de grávidas, puérperas e lactantes

Secretário de atenção primária à saúde, Raphael Câmara, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 de grávidas com comorbidades já está liberada.

Ministério da Saúde orienta vacinação de grávidas, puérperas e lactantes

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não participou da coletiva nesta sexta-feira (16) – ele estava em reunião com o presidente Jair Bolsonaro durante esta manhã. — Foto:Reprodução

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de vacinação contra a Covid-19 de grávidas, puérperas e lactantes. A vacinação para grávidas, puérperas e lactantes com fatores de risco, segundo a pasta, já está liberada e é recomendada pelo Ministério da Saúde.

Em coletiva de imprensa, secretário de atenção primária à saúde, Raphael Câmara, informou que as novas cepas do coronavírus podem se manisfestar de forma mais graves em gestantes. 

“Já temos a nota técnica que dá essa recomendação expressa [vacinação] para as grávidas com fatores de risco. Estamos em fase final de análise [para a recomendação de vacinação para grávidas, puérperas e lactantes] e não podemos errar. Estamos avaliando se iremos colocar, mas a sugestão de grande parte dos especialistas é essa”, disse o secretário.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não participou da coletiva nesta sexta-feira (16) – ele estava em reunião com o presidente Jair Bolsonaro durante esta manhã.

Segundo a pasta, todas as grávidas no terceiro trimeste de gestação devem realizar o exame RT-PCR para identificação de possível infecção pelo coronavírus. 

“Há disponibilidade destes testes no Ministério da Saúde e quem pedir recebe. Muitos locais que tivemos conhecimento estavam fazendo o teste rápido, no entanto, o exame que tem de ser feito é o PCR que detecta a doença no momento”, disse Câmara. 

De acordo com os dados, houve queda na realização de exames de pré-natal neste ano em comparação com 2020. O secretário atribuiu a queda “em parte, pela política do fique em casa”. “Não é para assustar as grávidas e, por vezes, o pré-natal pode ser por telemedicina, mas o ideal mesmo é que seja presencial. E se for o caso, é importante ter o transporte necessário para a grávida, sem aglomeração”, disse. 

Na região Norte do país, as mortes de grávidas por Covid-19, de janeiro a março, já é maior do que de 2020 inteiro. Foram 80, contra 77 no ano passado.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos