Saúde

Modo de crescer do cérebro ‘explica inteligência’

Cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos publicaram um estudo no qual afirma que não é o tamanho do cérebro que influi na inteligênci

No trabalho, que foi publicado na revista científica Nature, os pesquisadores estudaram o desenvolvimento de 307 crianças.

Segundo eles, é a dinâmica de maturação de uma região cerebral chamada de córtex que faz a diferença.

A velocidade em que essa região ganha espessura e o grau de variação desse espessamento seriam os fatores importantes para determinar o QI.

“Espaço”

Dentre as crianças estudadas, as mais inteligentes tinham um córtex menor do que as menos inteligentes aos sete anos de idade.

No entanto, à medida que as crianças que acabaram apresentando um QI maior cresceram, seus córtex ganharam espessura e atingiram o pico do tamanho aos 12 anos.

No caso das crianças que apresentaram um QI menor, esse processo ocorreu de forma diferente. Aos sete anos elas já tinham um córtex maior e atingiram o pico do tamanho apenas um ano depois, aos oito.

Nos dois casos, com o passar do tempo e a entrada na adolescência, o córtex foi perdendo espessura. Mas de novo a velocidade em que isso ocorreu foi distinta.

No caso das crianças mais inteligentes, a perda de espessura ocorreu lentamente em comparação com as de menor QI.

Em todas as crianças o tamanho máximo do córtex não apresentou grandes alterações (embora o pico tenha ocorrido em idades diferentes) nem pôde ser diretamente relacionado ao QI.

Os cientistas acreditam que o desenvolvimento lento do córtex nas crianças mais inteligentes possivelmente dá mais tempo ao cérebro para criar conexões neuronais complexas.

A perda mais lenta de espessura do córtex nessas crianças seria explicada pelo fato de o cérebro estar utilizando mais conexões.

Nas crianças com menor inteligência, o cérebro teria menos tempo para criar as conexões complexas e, logo, utilizaria menos “espaço” no córtex.

A falta de utilização desse “espaço” explicaria por que nessas crianças o córtex diminui de tamanha em uma velocidade maior.

BBC-Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

2

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

3

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

4

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais