Surto

Municípios paraibanos receberão recursos para campanha de vacinação contra sarampo

Recomendação do Ministério da Saúde é que campanha seja realizada em outubro. Municípios com até 100 mil habitantes receberão recursos do Fundo Estadual de Saúde.

Municípios paraibanos receberão recursos para campanha de vacinação contra sarampo

Campanha será em outubro — Foto:Reprodução

A Comissão Intergestores Bipartite aprovou o repasse de recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde para os fundos municipais de saúde para operacionalização de uma campanha de vacinação contra sarampo.

Serão contemplados os municípios com até 100 mil habitantes com uma verba de R$ 0,96 para cada criança entre um e cinco anos de idade, totalizando R$ 141.373,44. A decisão, assim como a lista dos municípios contemplados, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (26).

De acordo com o texto que justifica a decisão, a Paraíba está com 86,91% da cobertura vacinal em crianças de até um ano de idade. No entanto, dos 223 municípios paraibanos, apenas 128 possuem a cobertura vacinal adequada. Na Paraíba já foram notificados 83 casos suspeitos de sarampo. Destes, 29 foram descartados, 20 deram positivo no primeiro teste e 34 estão sob investigação.

Em todo o país já foram notificados 20.292 casos suspeitos, em 13 estados, o que levou o Ministério da Saúde a recomendar uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para menores cinco anos de idade, no período de 7 a 25 de outubro, sendo o dia 19 o dia D.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos