Coronavírus

Pacientes de outros estados buscam Hospital da Unimed JP para tratamento da Covid-19

A assessoria de imprensa da Unimed João Pessoa informou ao ClickPB que não há regulação de pacientes de outros estados para a Paraíba, mas que a procura é espontânea dos pacientes.

Pacientes de outros estados buscam Hospital da Unimed JP para tratamento da Covid-19

Uma das pacientes de outro estado atendida na Paraíba foi Sheila Duarte Monteiro, de 55 anos. Ela estava internada em um hospital de Cuiabá e foi transferida para João Pessoa porque a unidade de lá não tinha estrutura adequada para tratamento da Covid-19. — Foto:Walla Santos/ClickPB/Arquivo

A Paraíba está recebendo pacientes de outros estados, através do Hospital da Unimed, em João Pessoa. Segundo a unidade, familiares de pessoas que vivem em outros estados estão orientando a vinda para a capital paraibana por causa dos protocolos adotados na unidade particular.

Referência em alta complexidade e no tratamento de Covid-19, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, desde o início da pandemia, tem se destacado pela utilização de terapias e técnicas pioneiras no Nordeste e no investimento em tecnologia para tratamento das pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Não foram repassadas informações da quantidade de internados que são de origem de outros estados.

Mas uma das pacientes de outro estado atendida na Paraíba foi a senhora Sheila Duarte Monteiro, de 55 anos. Ela estava internada em um hospital particular de Cuiabá, no Mato Grosso, e foi transferida para o Alberto Urquiza Wanderley porque a unidade de lá não tinha a estrutura adequada para o tratamento da Covid-19. O caso foi citado em matéria, na terça-feira (7), no Jornal Nacional, da TV Globo.

O filho dela, Felipe Duarte Monteiro, disse que, depois que o pai faleceu em Cuiabá, acometido pela mesma doença, a família resolveu fazer a transferência de dona Sheila para um hospital que tivesse estrutura. Foi, então, que começou a tentar a internação no Alberto Urquiza. “Eu moro em João Pessoa, mas estava em Cuiabá para acompanhar meus pais durante a internação. Quando meu pai faleceu, a infectologista deles nos aconselhou a transferir minha mãe para um hospital com a estrutura adequada.”

Felipe relatou que, apesar da grande distância entre as cidades, resolveu entrar em contato com o hospital para tentar a vaga para a mãe. “Desde o primeiro contato, tivemos o acompanhamento dos médicos. Quando ela chegou em João Pessoa e recebeu os primeiros atendimentos, já vimos a melhora. Em 24 horas, minha mãe já não precisava mais de UTI”, contou. “Foram mais 48 horas de internação em apartamento e já estamos em casa, terminando o tratamento. Agradecemos o trabalho de excelência da equipe, que foi, além de tudo, humana.”

Desde os primeiros casos suspeitos no Brasil, a Unimed JP montou o Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, que adotou diversas providências para o atendimento aos clientes acometidos pela doença. O hospital foi transformado em praticamente duas unidades, com fluxos, funcionários e áreas de atendimento separadas para pacientes ‘Covid’ e ‘não Covid’.

O investimento em treinamentos da equipe e na implantação de inovações é constante. O hospital utiliza um robô para facilitar a interação entre o paciente e a assistência; foi o primeiro na Paraíba a usar a técnica de infusão de plasma convalescente para tratar Covid-19; usa a técnica de fisioterapia com cateter nasal de alto fluxo, um tipo de oxigenoterapia feita de forma não invasiva; e dispõe de uma tomografia por bioimpedância, entre outros equipamentos que garantem segurança e bons resultados no enfrentamento à covid-19.

A assessoria de imprensa da Unimed João Pessoa informou ao ClickPB que não há regulação de pacientes de outros estados para a Paraíba, mas que a procura é espontânea dos pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba informou ao ClickPB que não houve nenhuma regulação de paciente de outros estados para ocupar leitos na Paraíba, até agora. As internações para infectados pelo novo coronavírus são reguladas pelo Estado, mesmo nos municípios.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

2

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado

3

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

4

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

5

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil