'Sempre falta'

Pacientes denunciam falta de equipamentos e materiais para controle de diabetes na Capital

Segundo relatos de pacientes, que deveriam ser atendidos pelos postos de saúde, sempre falta alguma parte do equipamento, sejam as tiras ou agulhas.

Pacientes denunciam falta de equipamentos e materiais para controle de diabetes na Capital

Até mesmo os aparelhos de verificação das taxas de glicose são trocados constantemente pela secretaria de Saúde, o que acaba interferindo no controle da diabetes — Foto:Reprodução

A situação das pessoas com diabetes em João Pessoa está cada vez mais difícil e os pacientes enfrentam dificuldades até para fazer a verificação e controle das taxas. Segundo relatos de pacientes, que deveriam ser atendidos pelos postos de saúde, sempre falta alguma parte do equipamento, sejam as tiras ou agulhas. “A gente sempre compra alguma coisa sempre”, ressaltou Cimarle Cristina Mendes.

A filha de 11 anos de idade de Cimarle Cristina Mendes, que mora no bairro Alto do Mateus, tem diabetes e precisa controlar a doença. No entanto, ela relatou ao ClickPB as dificuldades que precisa enfrentar para conseguir a assistência. “Eles dizem que falta e não tem data para vir. É desumano demais. Um descaso gigantesco”, lamentou Cimarle. Ela ainda destacou que “eu fico com dó de quem não pode comprar quando falta”.

Ela relatou toda a saga enfrentada para conseguir a garantia de receber tanto o aparelho de verificação quanto as lancetas, fitas e insulinas. Até mesmo os aparelhos de verificação das taxas de glicose são trocados constantemente pela secretaria de Saúde, o que acaba interferindo no controle da diabetes.

Durante sessão na Câmara de Vereadores nesta semana, o vereador Tibério Limeira denunciou que algumas pessoas com diabetes, sem condições de pagar pelo equipamento, acabam reutilizando um material descartável. Ele relatou ter conhecido uma idosa de 70 anos que não possuía o aparelho medidor de glicemia e estava se aplicando há oito dias com a mesma seringa. “Fiquei extremamente chocado e emocionado com essa realidade. Há grande risco além da hipoglicemia, dela ter uma infecção. Vamos acionar todos os meios legais para garantir que os diabéticos de João Pessoa sejam respeitados.”, enfatizou o parlamentar.

Tibério ainda falou sobre as reclamações dos pacientes em relação à falta de equipamentos e materiais para o controle da doença no dia a dia. Segundo o vereador, tanto o aparelho quanto o kit com as tiras custam R$ 90,00 cada, mas devem ser fornecidos de forma gratuita pelos postos de saúde. “Há seis meses foi feita uma licitação de novos aparelhos e tiras. A licitação foi feita, os pacientes devolveram os aparelhos antigos, os novos ainda não chegaram e eles estão sofrendo para controlar a diabetes. É algo extremamente grave, eles precisam saber o nível de glicose para não correrem o risco de terem uma hiperglicemia ou uma hipoglicemia, o que pode causar a morte do paciente”, explicou.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana