pílula do dia seguinte

PB inicia uso unificado de medicamentos pós-exposição e risco ao HIV

Todas as pessoas que estão enfrentando uma situação de risco para o vírus passam agora a ter acesso aos medicamentos em qualquer serviço de saúde especializado.

A Paraíba está iniciando o uso unificado de medicamentos para situações de exposição e risco ao vírus da Aids. Com a publicação do novo “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV” na última quinta-feira (23), o uso unificado da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao vírus HIV, mais conhecida como ‘pílula do dia seguinte para Aids’, passou a valer no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.Todas as pessoas que estão enfrentando uma situação de risco para o vírus passam agora a ter acesso aos medicamentos em qualquer serviço de saúde especializado.

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena, a nova portaria vem para fortalecer o atendimento às pessoas expostas ao vírus. “Pessoas que foram expostas aos vírus HIV, até 72 horas depois da exposição, seja através de estupro, de um acidente ocupacional, ou de uma relação sexual sem preservativo, devem iniciar o tratamento com os antirretrovirais, que são os medicamentos que tratam a Aids. Elas vão tomar os medicamentos nos 28 dias seguintes, dando continuidade depois, controlando sua sorologia”, explicou Ivoneide.

Os medicamentos já eram utilizados em caso de estupro e acidente ocupacional. Agora, o uso está sendo ampliado para uma situação de vulnerabilidade, como uma relação sexual desprotegida onde se tenha dúvidas da sorologia do parceiro. Ivoneide ressaltou a importância da correta divulgação do tratamento, para evitar a banalização. “Estamos percebendo que temos que explicar muito à população que não se deve banalizar o uso do antirretroviral. O medicamento tem muitos efeitos colaterais, além disso, o tratamento dura 28 dias, então não dá pra fazer sexo sem camisinha e no outro dia procurar um serviço e começar a tomar o remédio”, disse.

De acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, a grande vantagem desse protocolo é a simplificação e unificação da PEP em apenas um esquema de medicamentos. “Isso não só irá ampliar o acesso à população de forma geral, mas também facilitar os procedimentos para os profissionais de saúde como um todo”, explicou Fábio.

Na Paraíba, os serviços de referência, que a população deve procurar, são: Hospital Regional de Patos, Hospital Regional de Sousa, Hospital Regional de Cajazeiras, Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande e Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

3

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

4

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

5

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia