Exercícios

Profissionais de Educação Física desenvolvem programa de exercícios para prática em casa

Em tempos de isolamento social, o exercício físico torna-se essencial para manutenção da saúde física e mental.

Profissionais de Educação Física desenvolvem programa de exercícios para prática em casa

O intuito é incentivar as pessoas a se exercitarem mesmo durante o período de distanciamento imposto pelo período de pandemia. São sugestões de atividades que podem ser realizadas dentro de casa. — Foto:Reprodução

Ficar em casa é a principal ferramenta no combate à disseminação do novo coronavírus. Por conta disso, pensando na saúde e bem-estar dos pacientes e colaboradores do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, a equipe da unidade de Reabilitação do HULW elaborou um programa para a prática de atividades físicas em tempos de isolamento social.

O intuito é incentivar as pessoas a se exercitarem mesmo durante o período de distanciamento imposto pelo período de pandemia. São sugestões de atividades que podem ser realizadas dentro de casa. 

O programa foi elaborado pelos profissionais de educação física da unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Lauro Wanderley e consta de séries de vídeos curtos, acompanhados de informativos com sequências e orientações de cada atividade.

De acordo com a chefe da unidade de Reabilitação, Lucrécia Gouveia, a ideia é estimular e orientar as pessoas a permanecerem fisicamente ativas, inclusive na residência, respeitando eventuais contraindicações específicas e evitando, por prudência, atividades de alta intensidade, conforme recomendação do Conselho Federal de Educação Física (Confef) no contexto de enfrentamento da Covid-19.

“As atividades propostas foram planejadas para a execução ser feita em casa, mesmo com espaço limitado e sem equipamento especial. Durante o período de quarentena e isolamento social, o ideal é que possamos ficar em casa o máximo de tempo possível. Então nós, profissionais de educação física do HULW, não recomendamos a prática ao ar livre. Sabemos que é mais prazeroso e até mais benéfico, só que em tempos de pandemia devemos ficar em casa para evitar aglomerações”, ressalta o profissional de educação física Wellington Araujo.

No primeiro vídeo, os exercícios tiveram como foco a manutenção do condicionamento cardiovascular, e preservação da força muscular a partir do treinamento feito de forma intervalada, conhecido como HIIT – High Intensity Interval Training. “Estaremos enviando diversas atividades que irão promover a saúde e bem-estar para o físico e a mente. A exemplo de aulas de alongamento; ginástica localizada; atividades aeróbicas ritmadas; e exercícios de força e de flexibilidade. Atividades de média duração que podem ser executadas em casa e com recursos disponíveis, que estão ao seu alcance. Inclusive a própria caminhada e corrida em ambientes com pouco espaço também podem fazer parte dessas atividades”, disse.

Karine Garcia, profissional de educação física, explica que a atividade física feita de forma correta previne diversas morbidades e atenua diversas outras. Com relação ao coronavírus podemos pensar que: “se estou com minha imunidade fortalecida, mantendo uma atividade física diária e boa alimentação, e ainda estou tomando os cuidados devidos de precaução estarei menos propício a adquirir o vírus”, reforça. Deve-se, no entanto, estar atento a intensidade, pois o excesso de exercício com alta intensidade pode diminuir a imunidade e manter o indivíduo num estado transitório de imunodepressão, o que não seria positivo para prevenir o coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde preconiza a realização de 150 minutos de exercício físico moderado, por semana, para promoção de bem-estar e saúde, e principalmente a melhora da imunidade. Mas isso se aplica a pessoas sem sintomas da Covid-19. “Além disso, a OMS aponta que é possível manter-se ativo, mesmo estando confinado em ambientes fechados. Em tempos de isolamento social, o exercício físico torna-se essencial para manutenção da saúde física e mental”, destacou Karine Garcia.

Ideias para adultos e crianças

Além de alcançar os pacientes, colaboradores são o público alvo do programa de educação física do HULW, inclusive aqueles funcionários que estão em regime de trabalho remoto ou sistema de rodízio. “Todas as pessoas que estão trabalhando remotamente devem se planejar para ter o tempo do trabalho, do lazer, do convívio familiar e do descanso, e a atividade física não pode ser esquecida. A OMS recomenda pelo menos 30 minutos de atividade física diária para adultos”, explica Wellington Araújo.

Os filhos também podem acompanhar os pais nessa rotina. No caso das crianças, o tempo de exercício diário sugerido é de uma hora. O segundo vídeo divulgado pela equipe está voltado justamente para a faixa etária entre 6 e 10 anos de idade. “Também estamos pensando nas crianças que estão ficando em casa com seus pais. Estamos planejando atividades que as crianças possam executar com seus pais de forma lúdica, no intuito de proporcionar a atividade física e o lazer em casa”, informou Wellington.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos