Imunização

Saiba quais vacinas compõem o cartão de vacinação do adulto e onde encontrá-las

Diversos tipos de vacinas estão disponíveis para adultos na rede pública e na rede privada.

Saiba quais vacinas compõem o cartão de vacinação do adulto e onde encontrá-las

Há diferentes tipos de vacinas disponíveis para adultos nas redes pública e privada — Foto:Reprodução

É de conhecimento comum que, nos primeiros meses de vida, os recém nascidos precisam tomar várias vacinas para ficarem protegidos de doenças que podem trazer sérias complicações à saúde. Muitos esquecem, porém, que existem vacinas também para a população adulta.

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgolino, na rede pública os adultos podem se vacinar contra a hepatite B, tomar a vacina DT (difteria e tétano) e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). 

Além disso, ele explicou ao ClickPB que a vacina contra a febre amarela foi incluída no calendário e a vacinação será aberta a todos os menores de 59 anos em breve. Quem tem viagem marcada para áreas endêmicas de febre amarela, já pode procurar um posto de vacinação.

A rede pública de saúde também oferece a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluxe) para mulheres gestantes. Também há as vacinas de campanha, como a da Influenza (gripe) e a pneumo23, que previne pneumonia e é administrada a idosos acamados ou em instituições de longa permanência, apenas quando há campanhas nacionais.

Para quem possui algum dinheiro para investir na imunização, porém, clínicas privadas oferecem a opção de tomar essas vacinas o ano inteiro, sem precisar esperar pelas campanhas. Há também outras opções de vacinas, como a do HPV, por exemplo, que no SUS só está disponível para adolescentes.

Vacinas contra a hepatite A, catapora e herpes zoster também estão disponíveis em clínicas privadas de vacinação de João Pessoa e ainda não são encontradas na rede pública.

Confira no quadro abaixo todas as vacinas existentes para a população adulta:

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunização

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

2

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

3

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

4

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado

5

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue