Cidadania

Sancionada lei que obriga divulgação de direitos de pacientes com câncer

Dentre os direitos a serem divulgados estão aposentadoria e invalidez; auxílio-doença; isenção de Imposto de Renda; isenção de IPVA para veículos adaptados; quitação de financiamento da casa própria; saques do FGTS e cirurgia plástica reparadora da mama

Sancionada lei que obriga divulgação de direitos de pacientes com câncer

Daniella afirma que divulgação deve ser objetiva e clara para o cidadão — Foto:Divulgação

Passa a vigorar a partir desta quarta-feira (3) a lei estadual nº 10.745/2016 de autoria da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP). A lei torna obrigatória a divulgação dos direitos das pessoas com câncer pelos órgãos públicos da Paraíba. Ao apresentar o PL, a deputada levou em consideração a quantidade de pessoas acometidas pelo câncer e que desconhecem seus direitos na sociedade. A lei foi publicada na edição desta quarta-feira (3), no Diário Oficial do Estado da Paraíba. 

De acordo com a parlamentar, a divulgação da lei deve ser feita pelos órgãos públicos, em seus sites oficiais na internet, de forma clara e de fácil acesso. “Não adianta apenas divulgar, é preciso fazer isso de forma objetiva e com uma linguagem que facilite a compreensão por parte do cidadão”, afirmou a deputada.

Dentre os direitos a serem divulgados estão: aposentadoria e invalidez; auxílio-doença; isenção de Imposto de Renda; isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores (IPVA) para veículos adaptados; quitação de financiamento da casa própria; saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); cirurgia plástica reparadora da mama; dentre outros.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos