Triagem

Saúde restringe doação de sangue por quem teve Zika ou chikungunya

Doadores de sangue vão passar, a partir de agora, por uma triagem clínica específica para a prevenção da transmissão do zika vírus e vírus chikungunya

Saúde restringe doação de sangue por quem teve Zika ou chikungunya

A medida está prevista em uma nota técnica assinada em conjunto pela Anvisa — Foto:Divulgação

Os diagnosticados com um dos vírus não poderão doar sangue por 30 dias após a recuperação completa, e quem teve contato sexual com alguém diagnosticado com zika nos últimos 90 dias deverão esperar ao menos 30 dias após o último contato sexual 

Doadores de sangue vão passar, a partir de agora, por uma triagem clínica específica para a prevenção da transmissão do zika vírus e vírus chikungunya por meio de transfusão sanguínea. O questionário clínico realizado antes da doação vai trazer perguntas, entre elas, se o doador teve sintomas ou diagnóstico das doenças ou se esteve recentemente em locais com número elevado de casos registrados.

A medida está prevista em uma nota técnica assinada em conjunto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (12).

A decisão foi baseada nas evidências recentes de transmissão do zika e da chikungunya pelo sangue e da transmissão do zika pelo contato sexual com portadores do vírus.

Uma série de requisitos deve ser adotada na triagem de doadores pelos serviços de hemoterapia de todo o País. Com a nova orientação, os candidatos a doar sangue que foram diagnosticados clínica ou laboratorialmente com um dos vírus não poderão doar por um período de 30 dias após a recuperação completa.

Já aqueles que tiveram contato sexual com alguém diagnosticado com zika nos últimos 90 dias deverão esperar ao menos 30 dias após o último contato sexual para doarem sangue.

A nota indica ainda que o período de inaptidão clínica para o candidato à doação poderá ser mais restritivo, caso ele more em uma região com alta incidência do vírus.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

2

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

3

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

4

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

5

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país