Inquérito

Secretaria de Saúde de João Pessoa identifica 11 infectados pelo coronavírus ao realizar 520 testes rápidos

A ação da Gerência de Vigilância Epidemiológica faz parte do terceiro ciclo do Inquérito Epidemiológico para detecção do novo coronavírus.

Secretaria de Saúde de João Pessoa identifica 11 infectados pelo coronavírus ao realizar 520 testes rápidos

Segundo dados obtidos pelo ClickPB, a partir do monitoramento deste sábado, foram identificadas 11 pessoas sintomáticas, que já foram encaminhadas para a realização de exame do tipo RT/PCR (SWAB), o qual é realizado com o cotonete. — Foto:Secom-JP

A Secretaria Municipal de Saúde detectou 11 pessoas com Covid-19 em João Pessoa, neste sábado (21). A SMS realizou 520 testes rápidos em 520 domicílios nos 64 bairros da Capital. A ação da Gerência de Vigilância Epidemiológica faz parte do terceiro ciclo do Inquérito Epidemiológico para detecção do novo coronavírus.

Segundo dados obtidos pelo ClickPB, a partir do monitoramento deste sábado, foram identificadas 11 pessoas sintomáticas, que já foram encaminhadas para a realização de exame do tipo RT/PCR (SWAB), o qual é realizado com o cotonete. No total, foram realizados 59 testes desse tipo, tanto dos sintomáticos das residências domiciliares, quanto das pessoas que buscam os serviços da vigilância epidemiológica, pelos números 3214-7938 ou 3218-7181.

Durante a visita, a equipe realiza um questionário epidemiológico com o residente para obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Caso o residente esteja sintomático e, em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio é imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, é realizado teste sorológico.

Além do trabalho técnico e de pesquisa, durante a visita domiciliar os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

Com base nos dados levantados nas visitas domiciliares, o Inquérito Epidemiológico será capaz de apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de covid-19 na Capital. “Nesta etapa, o objetivo é fazer a busca ativa de casos sintomáticos, para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual. Desta forma, podemos também avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus, o que possibilitará tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, explica Daniel Batista de Araújo, sanitarista e gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde, devidamente identificados, fazem o trabalho de captação e coleta de dados. O Inquérito teve início no dia 24 de outubro e acontece quinzenalmente aos sábados, seguindo até o próximo dia 5 de dezembro, com a realização do quarto e último ciclo de coletas.

Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para os números (83) 3214-7938 e 3218-7181.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

2

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

3

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

4

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

5

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica