Entrevista

Secretário de Saúde fala dos reflexos da ‘Calvário’ e explica como acabar com a ‘ambulancioterapia’

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, concedeu entrevista exclusiva ao ClickTV e falou, entre outros assuntos, sobre a Operação Calvário, deflagrada na Paraíba para investigar crime de corrupção envolvendo Organizações Sociais que gerenciam hospitais no Estado. 

Para o gestor, o escândalo provocou uma imagem negativa no modelo gerencial de OS que, segundo ele, é uma forma de administrar setores da saúde que traz muitos benefícios, desde que bem fiscalizada.

O tema Organização Social também fez parte da conversa no momento em que o secretário fez um balanço dos três meses em que está à frente da pasta. Ele disse que a resolução de alguns problemas específicos foram sanados, especialmente em cidades do Sertão.

Geraldo Medeiros também afirmou, durante a entrevista, que uma das soluções para a saúde na Paraíba é a regionalização. Isso pode fazer com que os hospitais das grandes cidades sofram menos com a superlotação e pode acabar com a chamada ambulancioterapia. 

A gestão de Geraldo Medeiros também está tendo que lidar com doenças como malária e sarampo, essa última já havia sido erradicada no Brasil, mas voltou com vários casos suspeitos no estado de Pernambuco, o que levou a Secretaria a emitir um alerta.

E um problema antigo enfrentado no Hospital de Trauma de João Pessoa, a retenção de macas, também foi questionado ao secretário durante a entrevista. Ele explicou o que ocorre para que isso continue acontecendo.