Atividade Física

Treinamento funcional dispensa máquinas na busca pelo corpo dos sonhos

Para quem não se agrada a uma rotina repetitiva e tradicional na prática de atividades físicas, o treinamento funcional é uma possibilidade para não ficar parado. A prática prioriza o movimento do corpo e procura preparar os músculos para atividades diárias, simulando movimentos comuns que podem ser feitos em casa, no trabalho ou no esporte.

O educador físico Rafael Fonseca, da Go Funcional Fight em Manaíra, trabalha com treinamento funcional há cerca de quatro anos. Ele ressalta que este tipo de atividade “é muito legal, dinâmico, divertido. Você sai da monotonia de uma série de 12 e vai até a fadiga”.

Os exercícios deste tipo de treinamento utilizam prioritariamente o peso do próprio corpo sem os aparelhos tradicionais de musculação. 

Apenas alguns acessórios são utilizados para os exercícios. Rafael afirma que as pessoas estranham um pouco no começo, por estarem acostumadas a utilizar o maquinário para fazer exercícios. “Aqui eu digo que o seu corpo é uma máquina. Você vai trabalhar com o peso do seu corpo”, afirma o educador físico.

Rafael ainda destaca que a procura por exercícios aumenta principalmente neste início de ano, em que as pessoas procuram melhoria de vida e mais condicionamento para o carnaval. Ele também afirma que o treinamento funcional tem sido muito procurado em João Pessoa. “As pessoas estão buscando novos tipos de atividade, saindo do ramo de ficha de musculação para uma coisa mais dinâmica. Aqui você não trabalha com ficha, trabalha com movimento, sai suado”.

Como os exercícios do treinamento funcional são preparados individualmente priorizando os objetivos de cada um, a prática é indicada para todas as idades e tipos físicos. Para começar a praticar exercícios funcionais com as orientações adequadas, é importante consultar tanto um médico quanto um educador físico.