melhor atendimento

Três maternidades da PB são premiadas pela Círculo do Coração

Resultado foi divulgado neste sábado (17), durante o IV Simpósio Internacional da Rede de Cardiologia Pediátrica, realizado no auditório do Fórum Cível, em Jo

Três maternidades da PB são premiadas pela Círculo do Coração

As Maternidades Dr. Peregrino Filho, de Patos (1º lugar); Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), de Campina Grande (2º lugar); e Dr. Deodato Cartaxo, de Cajazeiras (3º lugar), foram avaliadas e premiadas como as que prestam melhor atendimento entre as 21 unidades hospitalares que integram a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, a partir da parceria entre o Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração. O resultado foi divulgado neste sábado (17), durante o IV Simpósio Internacional da Rede de Cardiologia Pediátrica, realizado no auditório do Fórum Cível, em João Pessoa.

Para isso, uma comissão formada por médicos, diretores de hospitais e professores universitários avaliaram as informações contidas nos painéis expostos no simpósio, em relação aos serviços ofertados, a partir da parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração, com o objetivo de oferecer assistência a crianças com problemas cardíacos em todo estado. A parceria completa quatro anos neste sábado (17).

“Participaram as 21 unidades que integram a rede em todo estado. Foram apresentados dados como número de atendimentos, população atendida, entre outros”, explicou a cardiologista pediátrica e presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos.

A Maternidade de Patos, que ganhou o primeiro lugar, faz parte da Rede Pediátrica desde 2012. Classificada como unidade de alto risco, em três anos, realizou 9.035 oximetrias, exame que detecta se o recém-nascido tem cardiopatia. Outro destaque foi a “Sala do Coração”, instalada em janeiro de 2013. É um espaço onde os profissionais da Maternidade complementam o atendimento, de forma virtual.

“Em Patos, fazemos os exames e quando há necessidade, por meio da internet, nos comunicamos com a equipe de cardiologistas pediátricos, do Círculo do Coração, que fazem as orientações, de acordo com cada caso”, disse a pediatra Nicoly Negreiros.  Até agora, já foram realizadas mais de 500 consultas na “Sala do Coração”.

A médica fica emocionada quando lembra dos problemas que aconteciam, antes da parceria. “Tinham óbitos que a gente questionava as causas, já que não havia toda esta estrutura que tem hoje. Meu sentimento é de gratidão pela aprendizagem que a Rede proporciona aos profissionais e pelas famílias que ajudamos”, falou.

A maternidade da FAP, em Campina Grande, que ficou em segundo lugar, faz parte da Rede desde 2014. A pediatra neonatologista Berta Luíza Costa, que trabalha na unidade desde 2000, faz o comparativo de como era o serviço antes da parceria com o Círculo do Coração. “Um caso que me marcou muito, antes da Rede, foi um bebê que morreu na véspera de Natal por falta de assistência adequada. Recentemente, um recém-nascido foi diagnosticado com cardiopatia congênita complexa e, devido à rapidez do diagnóstico, hoje ele tem cinco meses e está bem”, disse.

A Maternidade de Cajazeiras, que ganhou o terceiro lugar, entrou na Rede Pediátrica em 2012. Foram realizadas 4.993 oximetrias; ganhou mais três leitos de UCI e, no total, a quantidade de leitos subiu de 19 para 23; aumentou mais um obstetra; todo quadro de enfermagem está fazendo pós-graduação em enfermagem obstétrica e neonatal; técnicos de enfermagem passaram por qualificações em suas áreas de atuação e foi feita a vinculação das gestantes com a unidade.

“A gestante tem o direito de saber onde vai parir; de escolher um acompanhante e de conhecer a Maternidade. Elas ficam mais seguras para terem o parto normal. O resultado disso é que aumentaram os partos normais e diminuíram os prematuros. Esta Rede nos proporciona interação, creditação junto aos usuários, apoio e segurança para que tudo aconteça da melhor forma e o tratamento do recém-nascido seja exitoso”, comemorou a gerente da unidade, Socorro Guedes.

“Isso tudo vem ocorrendo porque conseguimos formar uma Rede consistente, o que significa que não estamos isolados e fico muito feliz por estar comemorando estes quatro anos com um evento grandioso como o Simpósio. É a realização de um sonho”, falou Sandra Mattos.

Até agora foram realizados, em todo estado, mais de 100 mil oximetrias; diagnosticadas 1.489 crianças cardiopatas, sendo 480 operadas e o restante encontra-se em tratamento clínico. A Rede Pediátrica faz a cobertura de 95% dos nascimentos na Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe