Iniciada

UPA dos Bancários terá ortopedia como especialidade principal

A ordem de serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (6), pelo prefeito Luciano Cartaxo. Segundo ele, a UPA dos Bancários terá capacidade de atendimento de 200 mil pessoas da Zona Sul

UPA dos Bancários terá ortopedia como especialidade principal

Obra tem prazo para conclusão até dezembro de 2017 — Foto:Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai dar início às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários, com previsão para conclusão até 13 de dezembro deste ano. A entrega, no entanto, segundo a prefeitura, somente será no início do ano que vem. A especialidade da nova unidade orçada em R$ 6 milhões será ortopedia, mas também deverá oferecer serviços nas áreas de clínica médica e pediatria

A ordem de serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (6), pelo prefeito Luciano Cartaxo. Segundo ele, a UPA dos Bancários terá capacidade de atendimento de 200 mil pessoas da Zona Sul, na região polarizada pelos Bancários, incluindo bairros como Castelo Branco, Mangabeira, José Américo e o Timbó, entre outros. 

Já existem três unidades na Capital: a UPA Oceania em Manaíra, a UPA do Valentina e de Cruz das Armas. “Vamos desafogar o atendimento do Ortotrauma, que poderá realizar aqueles atendimentos mais complexos, como cirurgias, já que esta é uma UPA Especialidades, com trabalho focado na Ortopedia. Mas é claro que vamos ter atendimento também na Pediatria e Clínica Geral”, afirmou o prefeito.
 
De acordo com Luciano Cartaxo, a PMJP já conta com recursos e um cronograma, o que garantirá a evolução das obras sem qualquer tipo de interrupção. “A Prefeitura já tem a sua parcela, vamos tocar a obra dentro do cronograma estabelecido pela Secretaria de Planejamento junto com a Secretaria de Saúde e aval do nosso Escritório de Gestão e Projetos. E logicamente buscando recursos federais, mas independente disso já estamos com o planejamento feito para tocar a obra sem interrupção”, disse.
 
A rede universal de saúde de João Pessoa também é formada por três hospitais de urgência e emergência, e o Instituto Cândida Vargas (maternidade), além de 194 equipes de saúde da família, distribuídas em 100 unidades (USF), espalhadas em toda a cidade. 
 
O consultório de ortopedia da UPA Especialidade do Bairro dos Bancários atenderá a casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de intervenção cirúrgica, mas apenas imobilização. A exemplo das outras UPAs da Capital. A estrutura de atendimento é composta por 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos mais graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, contando ainda com laboratório, farmácia e salas de raio-x.
 
Na construção, estão sendo gerados 80 empregos diretos e 40 indiretos. Quando estiver funcionando, a UPA contará com 300 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, dentre outros. 

A PMJP garante que também está projetada a construção de uma quinta UPA, esta no Geisel, o que garantirá a metropolização da Capital em relação ao serviço de urgência e emergência. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana