Confirmado

UPA e UTI do Hospital Pedro I de Campina são infectadas pela superbactéria KPC

A bactéria KPC, de acordo com a Secretaria de Saúde, foi diagnosticada em um paciente da UTI do Hospital Pedro I que havia sido transferido da UPA

UPA e UTI do Hospital Pedro I de Campina são infectadas pela superbactéria KPC

A medida foi adotada após a confirmação de caso de infecção pela superbactéria KPC — Foto:Reprodução/Google

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande confirmou que a Ala Vermelha da UPA 24h, que funciona no bairro Alto Branco, e a UTI do Hospital Pedro I foram infectadas pela superbactéria KPC. As unidades, segundo a secretaria, estão passando por um processo de desinfecção para garantir a segurança em saúde dos pacientes.

A bactéria KPC, de acordo com a Secretaria de Saúde, foi diagnosticada em um paciente da UTI do Hospital Pedro I que havia sido transferido da UPA.

 A superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente aos antibióticos. A bactéria foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2012

A secretaria garante, no entanto, que mesmo com os procedimentos de segurança, não houve qualquer interrupção dos atendimentos tanto na UPA quanto no Pedro I. 

 A previsão é que os procedimentos nas duas unidades sejam concluídos a ainda nesta sexta-feira.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande 

                      Desinfecção UPA e Hospital Municipal Pedro I

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que a Ala Vermelha da UPA 24h, que funciona no bairro Alto Branco, está passando por um processo de desinfecção para garantir a segurança em saúde dos pacientes da unidade.

A medida foi adotada após a confirmação de caso de infecção pela superbactéria KPC, em paciente da UTI do Hospital Municipal Pedro I que havia sido transferido da UPA para aquela unidade hospitalar, onde foi diagnosticado. Também por medida de segurança, o mesmo procedimento de desinfecção hospitalar está sendo realizado na UTI do Hospital Pedro I.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, mesmo com os procedimentos de segurança, não houve qualquer interrupção dos atendimentos tanto na UPA quanto no Pedro I. Durante o processo de desinfecção, leitos da Ala Vermelha e da UTI continuam funcionando normalmente em outros espaços dos dois serviços de saúde. Até o final da manhã desta sexta-feira, 21, nenhum paciente precisou ser transferido da UPA para outras unidades hospitalares, em decorrência da desinfecção da Ala Vermelha. A previsão é que os procedimentos nas duas unidades sejam concluídos até final desta sexta-feira, 21.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde assegura que está adotando todas as medias necessárias para garantir a segurança dos pacientes e funcionários dos dois serviços.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde


Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos