Na África

Vacina contra o HIV deve ser testada ainda neste ano

Para a segunda fase do ensaio, que será iniciada em novembro, os cientistas vão recrutar 5,4 mil homens e mulheres sul-africanos de alto risco, de entre 18 e 25 anos

Vacina contra o HIV deve ser testada ainda neste ano

Resultados só devem ser conhecidos dentro de cinco anos — Foto:Divulgação

Resultados promissores de uma vacina contra o vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV), apresentados na terça-feira na 21ª conferência internacional sobre a Aids, permitirão realizar um estudo em grande escala a partir deste ano, anunciaram pesquisadores.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas ainda são infectadas todos os anos no mundo com o HIV, o vírus que causa a Aids, um número que permaneceu relativamente constante na última década, segundo um estudo publicado na terça-feira na revista médica The Lancet. Um total de 252 pessoas participaram durante 18 meses de um ensaio, chamado HVTN100, na África do Sul.

Todos os participantes tinham um risco muito baixo de contrair o HIV. O objetivo desta fase do teste era garantir que a vacina era segura. O sistema imunológico reagiu bem à vacina.

— Queríamos determinar se esta vacuna era segura (…) e suportável para os pacientes — explicou Kathy Mngadi, pesquisadora do projeto, na conferência que está sendo realizada em Durban, na África do Sul.

O ensaio se baseou em resultados significativos de 2009 de uma vacina experimental que reduziu em um terço os riscos de contaminação do vírus da Aids na Tailândia.

Essa vacina experimental “nos deu esperança, mas também revelou tudo que ainda tínhamos que aprender”, afirmou a codiretora do ensaio HVTN100, Fatima Laher.

Para a segunda fase do ensaio, que será iniciada em novembro, os cientistas vão recrutar 5,4 mil homens e mulheres sul-africanos de alto risco, de entre 18 e 25 anos. Desta vez, será medida a eficácia da vacina.

— Esperamos ter resultados dentro de cinco anos — disse Glenda Gray, diretora do programa HVTN Africa.

Na última conferência internacional sobre a Aids, realizada em Durban em 2000, as vacinas quase não foram mencionadas, lembrou Larry Corey, da Rede de ensaios de vacinas contra o HIV.

— É muito gratificante ver os progressos científicos — afirmou.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono