Consequência

Vacinação contra a covid-19 já reflete em redução de mortes de profissionais de saúde na Paraíba

A Secretaria de Saúde da Paraíba trabalha em cruzamento de dados para apresentar números oficiais das reduções.

Vacinação contra a covid-19 já reflete em redução de mortes de profissionais de saúde na Paraíba

Mortes de profissionais de saúde por covid-19 diminuíram após vacinação — Foto:Reprodução

A vacinação dos profissionais de saúde contra a covid-19 já reflete na redução de óbitos pela doença na Paraíba. Embora ainda não tenha números consolidados, o secretário executivo de Gestão de unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, afirmou que já é possível observar uma redução na quantidade de óbitos desses profissionais.

De acordo com o secretário, algumas entidades de classe já fizeram levantamentos sobre os óbitos por covid-19 em cada categoria e agora a Secretaria de Saúde da Paraíba está fazendo um cruzamento de dados para ter os números exatos e saber em quanto as mortes foram reduzidas. Os resultados devem ser divulgados em breve.

“Quantitativamente nós ainda estamos fazendo esse cruzamento de dados, mas qualitativamente nós já conseguimos observar que houve uma redução”, adiantou Daniel Beltrammi em entrevista ao ClickPB.

Os dados do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), por exemplo, mostram que seis médicos morreram vítimas da covid-19 no estado durante o mês de março, mas apenas um no mês de abril até o momento.

É importante lembrar que a vacinação contra a covid-19 começou no dia 20 de janeiro e nem todos os profissionais já tiveram acesso à segunda dose. Quem tomou a vacina da Astrazeneca, por exemplo, precisa esperar 90 dias para completar o esquema vacinal. Além disso, mesmo após a segunda dose, são necessários alguns dias para que atinja a imunidade prometida. Desta forma, os resultados da vacinação devem ficar mais evidentes nos próximos meses, a medida que mais pessoas forem atingindo a imunização.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias