Fogos de artifício

Veterinário desconhece método Tellington TTouch e recomenda música clássica e ambiente fechado para livrar cães de estresse

A técnica Tellington TTouch desenvolvida para aliviar o pânico dos cães devido ao barulho de fogos de artifícios ainda é praticamente desconhecida na Paraíba. “Desconheço”, disse o médico veterinário Edson Mauro ao recomenda música clássica, ambiente fechado e que os donos fiquem por perto para aliviar o estresse do animal por conta dos explosivos.

O médico veterinário Edson Mauro, proprietário de uma das clínicas mais conceituadas de João Pessoa, comunga com a ideia de que os animais costumam sofrer muito nos finais de ano  devido o excesso de barulho.

“Muitos proprietários nos procuram para administrar medicamento para acalmar os cães. Isso não é recomendável”, garante. De acordo com o veterinário, droga não resolve o problema de uma hora para outra. Ele aconselha, inclusive, que os proprietários devam  procurar com antecedência um adestrador ou um psicólogo de animais para curar essa fobia.

O método – Tellington TTouch – consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.

A técnica Tellington TTouch se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.
De acordo com o método,  o ato de “amarrar” seu cachorro reverbera no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]