Verão Melhor

Vigilância Sanitária alerta população sobre riscos de ingestão de alimentos contaminados

O gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, informou que a ação tem caráter educativo e punitivo

Vigilância Sanitária alerta população sobre riscos de ingestão de alimentos contaminados

Alimentos contaminados produz, principalmente, sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal — Foto:Ilustração

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a partir da segunda quinzena de janeiro a operação ‘Verão Melhor’. A ação, que tem a intenção de fiscalizar a qualidade dos alimentos, vai percorrer toda a orla da Capital e alguns pontos do Centro, se estendendo até o Carnaval.

O gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, informou que a ação tem caráter educativo, objetivando alertar a população e comerciantes sobre os riscos causados pela ingestão de alimentos de má qualidade, gerados pela falta de cuidados com a manipulação, preparo e comercialização. Mas também poderá aplicar multas e recolher mercadorias, caso não estejam dentro dos padrões de qualidade e higiene exigidos pelo órgão.

Onde procurar atendimento – A ingestão de alimentos contaminados produz, principalmente, sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal. Porém, podem variar de acordo com o micro-organismo que contaminou o paciente, explica o médico especialista em saúde da família, Esonilson Siqueira. Ele orienta que as pessoas com esses sintomas devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Esses sintomas são decorrentes de organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus, e podem estar diretamente relacionados com a contaminação por ingestão de alimentos. Nesses casos, é importante comparecer a uma das Unidades de Pronto Atendimento para realização de exames e medicação apropriada”, explicou.

João Pessoa conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania – Avenida Flávio Ribeiro Coutinho), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá, localizada na Rua Estevão Lopes Galvão, s/n) e Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho – Avenida Cruz das Armas, s/n, esquina com a Rua Ladeira da Graça).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos