Tecnologia

10 motivos para atualizar ou não seu PC para o Windows 10

Elencamos dez motivos para você atualizar ou não para o novo sistema operacional da Microsoft

10 motivos para atualizar ou não seu PC para o Windows 10

A partir de 29 de julho, quem quiser ter o Windows 10 no computador precisará pagar por ele. O dia marca o fim do período em que a Microsoft ofereceu o sistema como uma atualização gratuita, assim como faz a Apple com o sistema OS X dos Macs. 

Elencamos dez motivos para você atualizar ou não para o novo sistema operacional da Microsoft. Confira a seguir. 

Familiaridade 

Quem não conseguiu desenvolver intimidade com o Windows 8 ou com o 8.1 e se manteve na versão 7 vai se sentir em um ambiente familiar no Windows 10. Uma das principais razões é que a interface Modern, que tem os blocos com aplicativos característicos da edição 8, fica escondida no modo tablet.  

Outra boa notícia é que o Menu Iniciar está de volta, aclamado pela maioria dos usuários da Microsoft. Ele foi abolido no Windows 8 e deixou a usabilidade confusa, especialmente para quem não usava o sistema em um tablet ou notebook com tela sensível ao toque. Por outro lado, o sistema foi o primeiro entre grandes criados para desktops a ganhar suporte ao toque. 

Microsoft Edge 

É o fim da linha para o Internet Explorer. O navegador padrão do Windows 10 é o Microsoft Edge, que sofreu uma grande reformulação e promete economizar a bateria do seu notebook, sendo mais eficiente do que o Google Chrome.  

Atualizações obrigatórias 

As versões Home e Pro do Windows 10 não permitirão facilmente que você desabilite a ferramenta que instala atualizações automaticamente no seu computador.  

Por um lado, isso é positivo, pois garante que o PC ou notebook do usuário esteja protegido contra possíveis falhas de segurança. Por outro, os consumidores podem se ver na necessidade de restaurar uma versão anterior do Windows 10 por algum tempo, se a Microsoft mudar algo que lhes desagrade. 

Windows Hello 

Essa é uma ferramenta de autenticação interessante, mas voltada a um público específico. Você pode usar a sua impressão digital para fazer login no seu computador, dispensando a necessidade de se lembrar ou se arriscar a repetir uma senha para acessar a sua máquina. 

Poucos notebooks hoje em dia contam com sensor biométrico. Aparelhos da linha Dell Vostro são alguns exemplos. 

Privacidade 

A Microsoft informou que coleta dados de uso dos computadores com o sistema Windows 10. No entanto, a empresa não deixou claro quais informações são monitoradas, mas pode fazer quase qualquer coisa com elas.  

A Declaração de Privacidade da Microsoft, citada nos termos de serviço do Windows 10, deixa claro que não usa, para fins de melhorar sua exibição de anúncios, dados obtidos a partir do seu e-mail, serviços de bate-papos, chamadas telefônicas, recados na caixa-postal (itens voltados para a versão do Windows para smartphones), fotos, documentos ou outros arquivos pessoais. 

A empresa alega que a coleta de dados tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário. 

Integração com o Xbox 

O Windows 10 permite que você faça streaming de jogos do Xbox One para um computador. Ou seja, o jogo roda no console, mas a imagem aparece na tela do PC, deixando a TV da casa liberada para que outra pessoa possa assisti-la.  

O compartilhamento da imagem do videogame para o Windows 10 acontece por meio da rede Wi-Fi.  

Próximas atualizações gratuitas 

A Microsoft promete que vai oferecer o download gratuito das próximas atualizações do sistema. Uma delas chegará em breve e tem o nome de Aniversary, para celebrar o primeiro ano de vida do sistema. Vale lembrar que a Microsoft disse que o Windows 10 será “o último Windows”. 

Cortana 

Pensando no longo prazo, a Cortana, uma assistente pessoal parecida com a Siri do iPhone, estará disponível em português brasileiro. Isso significa que o seu PC poderá obedecer a comandos de voz e realizar pesquisas.  

Nos Estados Unidos, a Cortana pode fazer reservas em restaurantes, criar lembretes e traduzir palavras. Esses recursos podem chegar ao Brasil também no futuro. 

Por enquanto a Cortana está em fase de testes e não há previsão de liberação para o uso de comandos de voz em computadores com o Windows 10. Porém, existem aplicativos para Android e iOS, caso você já queira conhecer a assistente pessoal da Microsoft. 

Modo tablet 

Se você tem um computador dois em um, do tipo que a tela pode ser desconectada do teclado e se transforma em um tablet, o Windows 10 é uma opção excelente de sistema operacional.  

A Microsoft colocou um atalho simples na barra de notificações para que seja possível alternar entre as versões do software para computadores e para produtos sem teclado, como os tablets. Aliás, logo que você desconecta a tela do notebook, o Windows 10 já propõe a mudança de interface, que fica mais amigável ao toque. 

Você não precisa apagar seus arquivos 

Como o Windows 10 é uma atualização, todos os seus arquivos pessoais, como fotos vídeos e documentos, se mantém no mesmo local em que estão, não importa de qual versão do Windows você venha – desde que seja da edição 7 ou superior. 

A instalação é simples e não demora muito. A velocidade do download do arquivo de instalação pode variar acordo com a sua conexão, mas em menos de uma hora, o sistema deve estar instalado na sua máquina e não será preciso fazer toda uma migração dos seus arquivos pessoais para usar o novo software. É só instalar e usar, como se fosse uma versão mais moderna do seu próprio computador.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda