Carga pesada

Amazon está desenvolvendo um ‘Uber para caminhoneiros’

De acordo com a fonte, a Amazon pretende ter 100 engenheiros trabalhando nesse serviço até a metade de 2017

Amazon está desenvolvendo um 'Uber para caminhoneiros'

Caminhoneiros poderiam entrar em contato com empresas que precisam de seus serviços e, ao mesmo tempo, empresas precisando mover cargas poderiam usar o app para encontrar um transporte adequado. — Foto:Reprodução/Google

Uma fonte com conhecimento direto dos planos da Amazon afirmou ao Business Insider que a empresa está desenvolvendo um aplicativo semelhante ao Uber, mas para caminhoneiros e empresas que precisem despachar produtos. O aplicativo seria lançado no terceiro semestre de 2017.

Leia mais:

O aplicativo funcionaria da mesma forma que o Uber, tanto para quem quer contratar serviços de transporte quanto para quem quer trabalhar com as entregas. Caminhoneiros poderiam entrar em contato com empresas que precisam de seus serviços e, ao mesmo tempo, empresas precisando mover cargas poderiam usar o app para encontrar um transporte adequado. Com isso, a empresa conseguiria ficar no lugar de corretoras, que geralmente cobram uma taxa de 15% para parear cargas com caminhões adequados.

Esse pareamento não será o único serviço oferecido pelo aplicativo. Ainda de acordo com o Business Insider, ele mostrará os preços do transporte na hora para as empresas. Para os caminhoneiros, por outro lado, ele será capaz de traçar rotas complexas que otimizem o uso do combustível e do caminhão. Por exemplo, ele pode ajudar o caminhoneiro a planejar um caminho no qual ele deixa uma carga e já pega outra na mesma cidade, e vai indo assim o máximo possível.

Serviço de entregas

Para a Amazon, trata-se de um investimento que faz sentido. A empresa de vendas tem uma demanda enorme por transporte de cargas entre seus armazéns, então ela já tem algum entendimento sobre o mercado. Otimizando essa parte do trabalho, ela poderia também cobrar menos pela entrega dos produtos aos seus consumidores.

Trata-se de um plano bastante ambicioso para a empresa. De acordo com a fonte, a Amazon pretende ter 100 engenheiros trabalhando nesse serviço até a metade de 2017. Mais evidências do investimento aparecem em oportunidades de emprego divulgadas recentemente pela empresa. Uma delas é para um gerente de produtos que trabalhará “numa iniciativa confidencial de organização de transportes” e outra para um engenheiro de desenvolvimento de software para trabalhar em “tecnologia do transporte”.

Carga pesada

Dinheiro também é uma possível motivação da Amazon ao investir nesse ramo. Ainda de acordo com o site, o mercado de logística deve movimentar cerca de US$ 800 bilhões por ano globalmente, o que significa que a Amazon pode lucrar muito, mesmo que fique com apenas uma parte ínfima desse mercado.

Mas como seria de se esperar, há mais gente querendo disputar esse espaço. Outra empresa que quer fazer um “Uber para caminhoneiros” é… a própria Uber. A empresa já anunciou que pretende ter um serviço desse tipo funcionando até o final de 2017, com uma diferença – ela quer usar caminhões autônomos para realizar as entregas.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil