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Aplicativo de entrega de refeições ‘iFood’ sofre falha e expõe dados de usuários

Em comunicado, o iFood disse que o problema ocorrido nesta manhã teve duração de 30 minutos e que não foi nenhum tipo de ciberataque ao seu sistema.

Aplicativo de entrega de refeições 'iFood' sofre falha e expõe dados de usuários

Assim como Carbone, os clientes relataram nas redes sociais que ao abrirem suas contas no app pela manhã se depararam com dados de outros usuários. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma semana após o Dia dos Namorados, em que o aplicativo de entrega de comida iFood registrou instabilidade em seu sistema, a plataforma do serviço voltou a ter problemas. Dados de usuários foram expostos por uma falha no aplicativo na manhã desta sexta-feira (19), segundo relatos nas redes sociais.

O analista de comércio exterior Guilherme Carbone, 28, foi um dos que percebeu o problema. Ele foi fazer um pedido de café da manhã, às 9h30, mas ao abrir o aplicativo notou uma notificação na aba de pedidos.

“Fui olhar e era de um lugar em que eu nunca havia visto antes. Olhei no histórico dos pedidos e percebi que nenhum dos que estavam lá era meu”, disse ele que costuma fazer de 2 a 3 pedidos pela plataforma por semana.

Assim como Carbone, os clientes relataram nas redes sociais que ao abrirem suas contas no app pela manhã se depararam com dados de outros usuários.

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“Percebendo que havia algo de errado, fui nas outras abas e vi que nenhuma das informações, de endereços, chats iniciados e pedidos, eram minhas. E toda vez que atualiza aparecia uma informação diferente. De diferentes datas e cidades”, afirmou Carbone.

“Tive acesso também aos endereços dos perfis que o iFood me atribuía aleatoriamente. Tanto o residencial, comercial e histórico de endereços utilizados. Achei bem perigoso.”

Em comunicado, o iFood disse que o problema ocorrido nesta manhã teve duração de 30 minutos e que não foi nenhum tipo de ciberataque ao seu sistema.

“Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”, segundo a nota.

“A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.”

A empresa informou também que o sistema já foi normalizado e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.

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