Disponíveis

Aplicativo permite simular o tempo que falta até a aposentadoria

O usuário pode usar tanto o app oficial do Dataprev, o Meu INSS, como também simuladores não-oficiais, como o PrevApp e o Minha Aposentadoria.

Aplicativo permite simular o tempo que falta até a aposentadoria

As três ferramentas são grátis para download na Google Play Store e App Store. — Foto:Reprodução

Aplicativos disponíveis para Android, iPhone (iOS) e PC permitem simular quanto tempo falta até a aposentadoria oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O usuário pode usar tanto o app oficial do Dataprev, o Meu INSS, como também simuladores não-oficiais, como o PrevApp e o Minha Aposentadoria. As três ferramentas são grátis para download na Google Play Store e App Store.

Vale ressaltar que o cálculo é uma estimativa – o tempo exibido pelas plataformas pode ser alterado. Isso ocorre porque decisões políticas futuras referentes à Previdência Social tendem a mudar os critérios e fatores utilizados na conta. Embora as simulações estejam sujeitas a mudanças, o serviço é útil, pois pode ajudar no seu planejamento financeiro e profissional a partir de agora. A seguir, conheça três aplicativos para calcular o tempo que falta para você se aposentar.

1. Meu INSS

Programa oficial do Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), o Meu INSS é o principal app referente ao seguro da Previdência Social. O serviço está disponível tanto para PC como para Android e iOS (iPhone). Para usá-lo, o usuário deve ter um cadastro online junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, que pode ser feito por meio do Portal Cidadão.br (https://portalcidadao.dataprev.gov.br). Desse modo, o próprio sistema do INSS recupera as informações registradas na plataforma do Governo e, assim, não é necessário adicionar manualmente todos os dados no aplicativo.

O Meu INSS permite realizar a simulação manual ou automática da aposentadoria. Além disso, é possível dar entrada na solicitação de benefícios, requerer atendimento presencial em uma agência do INSS, atualizar dados de cadastro junto ao Instituto e também emitir extratos do histórico de contribuições. Mesmo sendo o app oficial do INSS, vale ressaltar que as simulações fornecidas podem ser alteradas no futuro. O INSS ressalta que mesmo as informações constantes dos extratos emitidas pelo aplicativo também podem ser revistas a qualquer momento, conforme as disposições do artigo 19 do Decreto 3.048/99.

2. PrevApp

O PrevApp é um aplicativo disponível apenas para celulares Android. Apesar de não ser o aplicativo oficial da Previdência Social, o PrevApp conta com recursos interessantes e é bastante didático. O simulador permite calcular o tempo que falta até a aposentadoria de um modo semelhante ao do Meu INSS, embora seja necessário registrar manualmente todas as informações referentes ao histórico de contribuições. É possível estabelecer cálculos com base nos diferentes tipos de vínculo com o INSS, pois o app apresenta entradas específicas para as condições de contribuinte “avulso”, “doméstico”, “empregado”, “facultativo” e “individual”. 

Diferentes benefícios, como o auxílio doença por acidente e o salário-maternidade, também são identificados pela plataforma.

Além disso, o PrevApp também oferece explicações sobre a Previdência. Um grande destaque do serviço é sua seção “Consultas”. Nela, o usuário tem acesso a um amplo guia de informações sobre a Previdência. O item “Dúvidas e mitos”, por exemplo, oferece explicações que muitas vezes não se encontram prontamente disponíveis no aplicativo oficial do Instituto. Outro ponto positivo é o fato de que o PrevApp foi atualizado em fevereiro de 2019, incorporando a Medida Provisória n° 871 de 2019. Essa Medida definiu bases para a análise de indícios de irregularidades na concessão de benefícios e se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

Minha Aposentadoria

O Minha Aposentadoria é o aplicativo mais simples entre os três, porém é igualmente útil. Por meio dele, o usuário pode calcular o tempo que falta para a aposentadoria após inserir a sua idade e o tempo de contribuição para o INSS. Em seguida, a plataforma informa o ano em que é possível dar entrada no benefício.

O app faz cálculos diferenciados para homens e mulheres. Entretanto, o Minha Aposentadoria não informa detalhes sobre outros fatores que também podem interferir no tempo calculado, como a natureza da inscrição do segurado no INSS. Outra desvantagem é que o serviço também não calcula o tempo referente aos diferentes benefícios possíveis, como auxílio-doença, pensão por morte, ou as diferenças entre aposentadoria urbana e aposentadoria rural. De todo modo, o desenvolvedor explica as limitações na página oficial e ressalta que a situação do usuário deve ser confirmada junto à Previdência Social.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial