Fusão

Apple registra patente de MacBook com espaço para acoplar iPhone

Para fazer esse “laptop” funcionar, seria necessário conectar um dispositivo externo, como um iPhone

Apple registra patente de MacBook com espaço para acoplar iPhone

Isso permitiria uma integração profunda entre iOS e macOS, facilitando o compartilhamento de arquivos, por exemplo. — Foto:Reprodução/Apple

Uma patente divulgada na última terça-feira (21) revela que a Apple tem planos de desenvolver um dispositivo no formato de um laptop, mas que usa um iPhone como unidade de processamento e até touchpad.

Embora a patente apenas demonstre o registro da ideia, e não um compromisso no sentido de lançar um produto nesses moldes no futuro, há ideias semelhantes em uso, ou já testadas. Há alguns anos, a Motorola lançou o lapdock, que acoplado ao smartphone Atrix, virava um notebook com Android. Além disso, a Microsoft, com o Continuum, permite que celulares com Windows possam se comportar como desktops.

O documento registrado pela Apple explica que a ‘parte laptop’ do produto seria um tipo de acessório, com teclado, interfaces, bateria e tela. Mas, no seu interior, não haveria um processador, placa ou o típico hardware usado em notebooks. Para fazer esse “laptop” funcionar, seria necessário conectar um dispositivo externo, como um iPhone. Dessa forma, o laptop usaria o hardware do celular para funcionar, aproveitando processador, memória e sistema disponível no smartphone. Além desse modelo de uso, o documento menciona a possibilidade de uso de outros dispositivos smart, como tablets. 

Num desdobramento da ideia básica, o documento explica que o acessório poderia conter algum tipo de hardware específico, como uma placa gráfica mais poderosa e que poderia ser acionada para auxiliar as capacidades da unidade de processamento embarcada no iPhone.

Esse detalhe abre um espaço para que, muito além de um simples acessório “sem cérebro”, a Apple adapte o projeto nos MacBooks. Isso permitiria uma integração profunda entre iOS e macOS, facilitando o compartilhamento de arquivos, por exemplo.

Vale lembrar que o documento, liberado pelo órgão responsável pelo registro de patentes nos Estados Unidos, não garante que um produto nesses moldes chegue ao mercado. A existência da patente apenas sinaliza o interesse da Apple na tecnologia e atesta que o conceito pode estar sendo desenvolvido internamente.

Via Apple Insider e Mashable

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda