Patente

Apple registra patente de um MacBook com suporte para caneta smart

Documentos indicam que acessório poderia ser usado no lugar da Touch Bar. Não há nenhuma previsão de um eventual lançamento para um MacBook compatível com Apple Pencil.

Apple registra patente de um MacBook com suporte para caneta smart

A caneta contaria com sensor háptico e iluminação própria, e poderia ser usada no lugar das teclas de funções extras (como as teclas F1 a F12). — Foto:Reprodução/US Patent

Uma nova patente registrada pela Apple indica a possibilidade de um futuro MacBook com suporte à Apple Pencil. De acordo com o documento registrado no escritório de patentes dos Estados Unidos, o acessório se posicionaria logo acima do teclado, ocupando o espaço da extinta Touch Bar. Além disso, a caneta contaria com sensor háptico e iluminação própria, e poderia ser usada no lugar das teclas de funções extras (como as teclas F1 a F12).

O documento ainda mostra outra possibilidade, na qual a caneta ficaria logo acima do touchpad. Graças a um sensor de rolagem, ela poderia ser utilizada como uma roda de scroll física. Além disso, há a possibilidade também de a Apple Pencil ficar acomodada em um compartimento ao lado ou embaixo do chassi do notebook.

Imagem do Apple Pencil funcionando como scroll do touchpad — Foto: Reprodução/US Patent & Trademark Office

No caso de o acessório ficar acima do teclado, a patente trabalha com a ideia de ele ser retroiluminado, exibindo funções customizadas em seu visor. Sua utilização seria semelhante à da Touch Bar, que foi descontinuada na versão mais recente do MacBook Pro. No caso da Apple Pencil, o acessório contaria ainda com sensor háptico que responde ao toque, conferindo mais precisão.

Por enquanto não está claro se a Apple Pencil funcionaria apenas no touchpad do MacBook ou se os futuros notebooks da marca ganharão tela touchscreen. Vale lembrar que o próprio Steve Jobs era contrário a computadores com tela sensível ao toque — assim como o uso de canetas stylus, caso da Apple Pencil.

Também vale lembrar que as patentes não são necessariamente indicativos de produtos comerciais em desenvolvimento. Na maioria dos casos, essas ideias sequer saem do papel. Em 2019, por exemplo, a Apple registrou a patente de um anel smart que poderia controlar outros aparelhos usando apenas os movimentos das mãos. Até o momento nada do tipo foi anunciado pela empresa.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil