App

Atualização do Whatsapp permite criar links públicos para grupos

Função já existe no mensageiro instantâneo Telegram, rival do Whatsapp

Atualização do Whatsapp permite criar links públicos para grupos

A inovação estará disponível para usuários da versão beta. Outros usuários podem levar mais tempo para receber a inovação. — Foto:Lifehacker

Uma atualização do WhatsApp que começou a ser disponibilizada hoje aos testadores beta do aplicativo oferece novas formas para convidar usuários para conversas em grupos. Antes dessa mudança, a inclusão de usuários em grupos de conversa precisava ser feita pelo administrador, um usuário por vez.

Com a chegada da versão 2.16.281, no entanto, o app ganha um recurso que permite gerar um link público para convidar usuários para grupos. De acrodo com o The Next Web, o novo botão “convidar para grupo via link” fica localizado no topo da página de contatos do usuário.

Ao clicar nesse botão, o usuário tem a opção de escolher entre três maneiras diferentes para criar o link. Segundo o Lifehacker, ele pode ser gerado na forma de um link comum, que pode ser compartilhado via mensagem; pode ser transformado em um QR Code, que, ao ser escaneado, inscreve a pessoa que o escaneou no grupo; finalmente, ele pode ser inscrito em uma tag NFC física: com isso, qualquer smartphone que se aproxime da tag é adicionado ao grupo.

Negócios – Essas mudanças parecem preparar o terreno para que o WhatsApp passe a ser utilizado também por empresas, negócios e serviços que queriam chegar a seus clientes de maneira mais direta. Essas empresas podem usar os recursos de inserção de grupos via QR Code ou tag NFC para facilitar que as pessoas entrem em seus grupos de conversa.

Os clientes, por sua vez, podem querer entrar no grupo para ter acesso a descontos e promoções. Caso o usuário ou empresa queira, também pode desativar o link depois; assim, pessoas que clicarem ou escanearem ele não serão mais incluídas no grupo.

Para usuários inscritos no programa beta do aplicativo, essas novidades devem chegar em breve. Para os demais, ainda deve levar algumas semanas, pelo menos, para que ela chegue. 

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda