Telefonia

Brasil é o país que mais sofre com ligações de spam

Os dados levam em consideração 145 bilhões de ligações analisadas entre janeiro e outubro de 2020.

Brasil é o país que mais sofre com ligações de spam

Segundo o levantamento, a média de chamadas indesejadas por usuário foi de 49,9 por mês ao longo de 2020. Houve um aumento de 9% em relação a 2019. — Foto:Reprodução

O Brasil é o país que mais sofre com spam por ligações telefônicas, de acordo com um relatório divulgado hoje pelo aplicativo de identificação de chamadas Truecaller.

Segundo o levantamento, a média de chamadas indesejadas por usuário foi de 49,9 por mês ao longo de 2020. Houve um aumento de 9% em relação a 2019.

Chama a atenção que os golpes representam a maior fatia das ligações de spam. As fraudes quase dobraram, totalizando 48% das chamadas. A explicação para este salto tem a ver com o aumento de golpistas que tentam se aproveitar do momento de pandemia. Os dados levam em consideração 145 bilhões de ligações analisadas entre janeiro e outubro de 2020.

O levantamento aponta que os fraudadores e os serviços financeiros foram os principais responsáveis por ligações telefônicas indesejadas. Os golpes que representaram uma fatia de 26% das chamadas no ano passado, saltaram para 48% no período analisado em 2020. Já os serviços financeiros que correspondiam a 13% passaram para 42%.

O Brasil já liderava a lista de países que mais recebem spam por chamadas telefônicas em 2019. As operadoras de telefonia representaram a maior parte destas ligações. No entanto, somente 6% dos telefonemas em 2020 foram provenientes das companhias de telecomunicações. O setor de telemarketing ficou em último lugar, contribuindo com apenas 4% das chamadas.

O estudo ainda indica que houve uma mudança de comportamento do spam por ligações na pandemia de Covid-19. Em março e abril as chamadas desconhecidas estavam caindo, mas a partir de maio, período em que as restrições sanitárias se intensificaram, os spams cresceram cerca de 9,7% ao mês.

O segundo lugar deste ano ficou com os Estados Unidos, que registraram uma média de 28,4 ligações de spam por usuário mensalmente. A medalha de bronze ficou com a Hungria, que recebeu cerca de 28,3 ligações por mês para cada usuário, representando um aumento de 1.132% em relação ao ano passado. Já o Brasil acumula uma alta de 141% desde 2017.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil