Ciência

Câmera grava 100 bilhões de frames por segundo e captura movimento da luz

De acordo com os cientistas, o sistema da câmera é rápido o bastante para rastrear neurônios e mapear atividades e sinais cerebrais

Câmera grava 100 bilhões de frames por segundo e captura movimento da luz

Outro uso possível para a super câmera é o monitoramento de doses de radiação, já que a rápida captura registra eventos complexos que podem nunca mais se repetir da mesma forma — Foto:Reprodução

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram uma câmera super-rápida capaz de registrar o movimento da luz. O equipamento grava em 100 bilhões de quadros por segundo em uma única exposição e, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, esta é a primeira vez que a ciência consegue observar e analisar os feixes de luz. A novidade foi divulgada pelo Science Advances.

Para os mais leigos, a velocidade da câmera é tão alta que parece impossível comparar com um aparelho comum, como a Nikon D5300, que grava vídeos em 60 frames por segundo. Ao capturar o movimento da luz, a câmera mede imagens e dados temporais do fenômeno, como se fosse um vídeo em slow motion, mas bilhões de vezes mais lento para poder observar mais informações.

Além de permitir entender como feixes de luz em alta velocidade geram ondas ao redor, por exemplo, o projeto promete colaborar em estudos de biologia. De acordo com os cientistas, o sistema da câmera é rápido o bastante para rastrear neurônios e mapear atividades e sinais cerebrais, o que poderá, no futuro, ajudar em diversas áreas da medicina.

Outro uso possível para a super câmera é o monitoramento de doses de radiação, já que a rápida captura registra eventos complexos que podem nunca mais se repetir da mesma forma.

Após analisar os resultados das gravações, a Universidade de Washington planeja comercializar a tecnologia da câmera para outros pesquisadores. O objetivo é expandir a análise dos resultados que o equipamento pode gerar.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial