Tecnologia

Cobertura total do 5G em João Pessoa e outras capitais deve demorar mais dois anos, diz conselheiro da Anatel

Faixa principal da tecnologia precisa de estrutura completamente nova e filtragem da interferência entre sinais. Manaus e Belém devem ser as capitais com mais dificuldades.

Cobertura total do 5G em João Pessoa e outras capitais deve demorar mais dois anos, diz conselheiro da Anatel

Sorocaba começa instalar sistema de iluminação pública com tecnologia 5G. — Foto:Reprodução

Ainda deve levar dois anos para que as capitais brasileiras tenham cobertura total da faixa principal do 5G, segundo o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Artur Coimbra.

“O 5G exige uma estrutura completamente nova. Você precisa encomendar os equipamentos, a entrega, a instalação profissional”, relatou ao g1, durante o Seminário 5G BR, que aconteceu nesta quinta-feira (11) em São Paulo.

“Até você implantar o 5G em todas as torres que existem, em São Paulo, por exemplo, vão pelo menos uns dois anos.”

Mesmo assim, Coimbra espera uma melhora sensível do 5G até o fim do ano nas cidades onde as operadoras têm adiantado muitas instalações de antenas, como Brasília e a própria capital paulista.

De acordo com o conselheiro, a maior dificuldade na ativação é instalar os filtros nas antenas de transmissão, para impedir a interferência da nova faixa em outras frequências

“E às vezes a gente se depara com alguns sistemas que não estão cadastrados corretamente. Nos testes, percebemos que tem uma interferência e aí identificamos uma antena que era desconhecida. Por isso, essa é a fase mais sensível e complicada”, completou.

Cidades mais demoradas

Também por esse problema de interferência, Coimbra diz que as capitais com a situação mais complexa para ativar a tecnologia devem ser Manaus e em Belém, onde há uma “situação especial”.

Isso acontece por conta da característica das antenas nesses territórios, que precisarão de mais atenção aos equipamentos de filtragem contra interferências nos sinais.

“Elas possuem estações satelitais, que a gente chama de ‘Master’, que são maiores, mais potentes e com uma maior concentração de antenas. E para esses casos a gente vai precisar de filtros especialmente feitos. Então vai dar um pouco mais trabalho”, comentou.

Previsão para agosto

O Seminário 5G BR, organizado para celebrar a chegada do sinal no Brasil, contou com participações de lideranças do setor de telefonia, autoridades de outros países e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Faria disse esperar que a tecnologia tenha um avanço importante ainda em agosto. “O que nós temos o nosso radar que até o final desse mês pelo menos 25 capitais já estarão funcionando o 5G”, afirmou.

Ele, no entanto, também citou Manaus como a cidade que traz “preocupação maior” para a inauguração do 5G.

Outras capitais

Cinco capitais já receberam a novidade: Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. A Anatel espera que a cobertura chegue em breve a Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia, mas ainda não definiu datas.

Nesta sexta-feira (12), um grupo da agência reguladora se reunirá para decidir quais serão as próximas capitais a receber a novidade.

Para ativar o sinal nessas capitais, a Anatel estipula que as operadoras deverão disponibilizar uma estação a cada 100 mil habitantes. Até o dia 31 de julho de 2024, todas as capitais e o Distrito Federão terão que chegar à taxa de uma antena a cada 30 mil habitantes.

O prazo para a conexão estar disponível em todos os municípios brasileiros com mais 30 mil habitantes é só em 2029.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda