Tecnologia

Correios começam a realizar entregas por drones

Essa será a primeira vez que uma agência federal de correios realiza entregas por drone

Correios começam a realizar entregas por drones

Nos Estados Unidos, a Amazon vem testando drones desde março de 2015 e o Google desde agosto de 2016 — Foto:Walla Santos

Uma empresa subsidiária dos correios da França, DPDgroup, anunciou que vai começar a realizar entregas por meio de drones. A empresa recebeu autorização da agência reguladora de aviação francesa para operar uma rota fixa de cerca de quinze quilômetros, ao longo das quais os drones voarão semanalmente para realizar entregas.

O drone voará entre as cidades de Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume e Pourrières, na região de Provence no sul da França. De início, ele entregará correspondência apenas para clientes não residenciais, incluindo uma dúzia de empresas de tecnologia que têm sua sede na região. Essa será a primeira vez que uma agência federal de correios realiza entregas por drone.

Segundo o DPDgroup, esse projeto é resultado de dois anos de trabalho em parceria com a empresa francesa de drones Atechsys. A primeira vitória aconteceu em setembro do ano passado, após mais de 600 horas de voos teste, quando o drone da empresa conseguiu transportar uma carga de 1,5 kg por uma rota de 14 quilômetros.

Especificações

O primeiro “drone carteiro” com emprego regular do mundo é capaz de voar até 20 quilômetros de distância levando até dois quilos de carga. Ele tem um chassi de fibra de carbono e seis rotores capaz de fazê-lo se mover numa velocidade de até 30 quilômetros por hora.

Ele também possui equipamentos de conectividade e rastreamento que lhe permitem transmitir vídeo ao vivo continuamente enquanto trabalha. E mesmo que ele sofra algum percalço, ele e a carga que ele estiver levando devem ficar bem, já que o drone possui um sistema de paraquedas automático que é acionado caso ele comece a cair.

Para a França, trata-se de uma vitória tanto de tecnologia quanto de regulamentação. Isso porque, embora a tecnologia para realizar entregas desse tipo já seja relativamente bem conhecida, ainda há uma série de obstáculos regulatórios a serem superados.

Nos Estados Unidos, a Amazon vem testando drones desde março de 2015 e o Google desde agosto de 2016. Testes semelhantes já estão sendo feitos também na Austrália. Como o correio francês é estatal, contudo, ele deve ter algumas vantagens em termos de regulação.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 

Telefone: (83) 99624-4847

WhatsApp: (83) 99624-4847

E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial