Neste domingo

Eclipse parcial do Solpoderá se visto na Estação Cabo Branco

A estação abre às 10h e o início do fenômeno está previsto para acontecer aproximadamente às 11h23

Eclipse parcial do Solpoderá se visto na Estação Cabo Branco

fenômeno natural poderá ser visto no céu de João Pessoa neste domingo (26) de Carnaval — Foto:Walla Santos

Um novo fenômeno natural poderá ser visto no céu de João Pessoa neste domingo (26) de Carnaval. Trata-se do eclipse parcial do Sol que pode ser visto pelas lunetas do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A observação do eclipse parcial do Sol acontecerá nos jardins da Estação Cabo Branco, com entrada aberta ao público de todas as idades. A estação abre às 10h e o início do fenômeno está previsto para acontecer aproximadamente às 11h23, atingindo seu apogeu de visibilidade às 12h32.

A observação será coordenada pelo professor de Astronomia, Marcos Jerônimo, com a presença de integrantes da Associação Paraibana de astronomia (APA) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia (NEPA/IFPB), com seus instrumentos. As instituições são parceiras da Estação Cabo Branco na observação destes fenômenos, atividades e estudos ligados Astronomia.

O professor, Marcos Jerônimo, que realiza o acompanhamento das observações astronômicas na Estação, pede para ao informar ao público que a visibilidade do fenômeno só será possível se o clima estiver favorável.

Essa observação do Sol está sendo chamada de “Carneclipse” por acontecer exatamente no período das folias de Carnaval. Um eclipse solar ocorre quando a lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e, consequentemente, projetando uma sombra na Terra.

“Este eclipse solar será visto como anular em uma faixa estreita no extremo sul da América do Sul e na parte Oeste da África. Será visível como parcial na América do Sul, exceto partes dos Estados do Norte e Noroeste do Brasil”, informou Marcos Jerônimo. “Em João Pessoa o Sol será coberto em 23% de sua área visível”, acrescentou o professor.

Cuidados – Para evitar danos à visão é aconselhável a utilização de filtros especiais com proteção UV, sem jamais ter de recorrer a filtros improvisados ou recursos como chapas de raio X.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil