Espaçonaves

Elon Musk divulga vídeo de aterrissagens fracassadas de foguetes

O empreendedor milionário e entusiasta da tecnologia Elon Musk prometeu na última semana de agosto no Twitter que divulgaria um blooper reel (o equivalente a ‘erros de gravação’, ou ‘videocassetadas’) com todas as tentativas fracassadas de aterrissagem dos foguetes do projeto Space X, uma das suas principais empresas, cuja meta é levar a vida humana para outros planetas.

O empresário disse no microblog que montar um transporte interplanetário que funcione não é fácil, ainda mais se o objetivo é fazê-lo ser capaz de voltar ao solo sem se autodestruir.

O vídeo prometido foi divulgado hoje no canal da SpaceX no YouTube. Ao som do tema de ‘Monty Python’s Flying Circus’, o vídeo entitulado ‘How Not to Land an Orbital Rocket Booster’ (como não aterrissar um foguete orbital, em tradução livre) mostra os fracassos da empresa em ordem cronológica.

A princípio o vídeo pode soar como uma tentativa boba de Musk para chamar a atenção do público aos erros cometidos por seus subordinados, mas a verdade é que estes erros saíram bem caros. Cada aeronave que explodiu, deu defeito ou que falhou em nível operacional custou uma média de 61 milhões de dólares por lançamento à SpaceX.