Tecnologia

Elon Musk quer cortar 10% dos empregos na Tesla: ‘Pausem as contratações’, diz e-mail

Reuters teve acesso ao texto enviado pelo bilionário para executivos da empresa. Musk alertou nas últimas semanas sobre os riscos de recessão.

Elon Musk quer cortar 10% dos empregos na Tesla: 'Pausem as contratações', diz e-mail

Elon Musk diz em e-mail para suspender contratações na montadora Tesla. — Foto:Reuters

O bilionário Elon Musk afirmou em um e-mail para executivos que está com “sentimento muito ruim” sobre a economia e que “precisa cortar cerca de 10% dos empregos” na montadora de carros elétricos Tesla. A Reuters teve acesso ao texto.

A mensagem, enviada na quinta-feira (2) e intitulada “Pausem todas as contratações em todo o mundo”, veio dois dias depois que o bilionário disse aos funcionários para retornar ao local de trabalho ou sair, e se soma a um crescente coro de alertas de líderes empresariais sobre os riscos de recessão.

Quase 100 mil pessoas estavam empregadas na Tesla e suas subsidiárias no final de 2021, de acordo com o arquivamento na Security and Exchange Comission (SEC) — o equivalente nos Estados Unidos à Comissão de Valores Mobiliários. Questionada, a montadora não comentou sobre o caso.

As ações da Tesla caíram quase 3% no pré-mercado dos EUA e suas ações listadas em Frankfurt caíram 3,6% após o relatório da Reuters. Os futuros da Nasdaq dos EUA ficaram negativos e foram negociados 0,6% mais baixos.

Musk alertou nas últimas semanas sobre os riscos de recessão, mas seu e-mail ordenando um congelamento de contratações e cortes de pessoal foi a mensagem mais direta e de alto perfil do chefe de uma montadora.

Até agora, a demanda por carros da Tesla e outros veículos elétricos (EV) permaneceu forte e muitos indicadores tradicionais de desaceleração – incluindo o aumento de estoques e incentivos de revendedores nos Estados Unidos – não se materializaram.

Mas a Tesla tem lutado para reiniciar a produção em sua fábrica de Xangai depois que os bloqueios por conta da pandemia de Covid-19 forçaram interrupções dispendiosas.

“O sentimento ruim de Musk é compartilhado por muitas pessoas”, disse Carsten Brzeski, chefe global de pesquisa macroeconômica do banco holandês ING.

“Mas não estamos falando de recessão global. Esperamos um arrefecimento da economia global no final do ano. Os EUA vão esfriar, enquanto a China e a Europa não vão se recuperar.”

De olho na inflação

A perspectiva sombria de Musk ecoa comentários recentes de executivos, incluindo o CEO do JPMorgan Chase & Co, Jamie Dimon, e o presidente do Goldman Sachs, John Waldron.

Um “furacão está logo ali na estrada vindo em nossa direção”, disse Dimon esta semana.

A inflação nos Estados Unidos causou um salto no custo de vida para os americanos, enquanto o Federal Reserve enfrenta a difícil tarefa de amortecer a demanda o suficiente para conter a inflação sem causar uma recessão.

Musk, o homem mais rico do mundo de acordo com a Forbes, não detalhou as razões de seu “super mau pressentimento” sobre as perspectivas econômicas no breve e-mail visto pela Reuters.

Também não ficou imediatamente claro qual implicação, se houver, a visão de Musk teria para sua oferta de US$ 44 bilhões pelo Twitter.

Vários analistas reduziram as metas de preços para a Tesla recentemente, prevendo perda de produção em sua fábrica de Xangai, um centro que fornece veículos elétricos para a China e para exportação.

A China respondeu por pouco mais de um terço das entregas globais da Tesla em 2021, de acordo com divulgações da empresa e dados divulgados sobre as vendas no país.

Na quinta-feira, a Daiwa Capital Markets estimou que a Tesla tinha cerca de 32 mil pedidos aguardando entrega na China, em comparação com 600 mil veículos da BYD, sua maior rival de veículos elétricos naquele mercado.

O analista da Wedbush Securities, Daniel Ives, disse em um tweet que parecia que Musk e Tesla estavam “tentando estar à frente de uma rampa de entrega mais lenta este ano e preservar as margens antes de uma desaceleração econômica”.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil