Instabilidade

Facebook confirma problemas e trabalha ‘o mais rápido possível’

Quem tenta usar a rede social, criar, comentar ou curtir posts vê mensagens de manutenção ou de um "problema temporário com a publicação"

Facebook confirma problemas e trabalha 'o mais rápido possível'

Facebook — Foto:Melissa Cruz/TechTudo

Por volta do meio-dia desta quarta-feira (11) o Facebook começou a apresentar instabilidade e, em alguns casos, ficar completamente fora do ar no computador e também no aplicativo para celular. Além das inúmeras reclamações no Twitter — microblog que costuma absorver os usuários do Facebook quando a rede fica offline — sites de monitoramento de plataformas como o Down Detector mostram um aumento no volume de reclamações de membros do Facebook e também do Instagram.

Ao TechTudo, a rede social informou que está checando internamente o problema e em breve deve se posicionar oficialmente. O Facebook é responsável também pelo Instagram, app de fotos que adquiriu em 2012 por US$ 1 bilhão.

“Sabemos que algumas pessoas estão com dificuldade para acessar o Facebook e o Instagram. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível”, disse um porta-voz da rede social. Segundo a plataforma, não há previsão para que as redes sociais voltem a funcionar completamente.

Embora a assessoria de comunicação tenha confirmado o problema mais rapidamente, no portal Facebook Developers, que mantém um painel de controle destinado a monitorar a saúde técnica da plataforma, não havia qualquer menção ao problema sofrido pelos usuários nesta quarta-feira. O último informe tinha a data de 7 de outubro. Apenas por volta de 14h — mais de duas horas depois — a rede social atualizou ou portal com alerta amarelo de “desempenho reduzido”.

“Atualmente, temos um aumento no volume de erros da API. Estamos investigando a causa e vamos publicar atualizações quando tivermos mais informações”, disse um dos membros da equipe de tecnologia Gary Fitzpatrick.

Quem tenta usar a rede social, criar, comentar ou curtir posts vê mensagens de manutenção ou de um “problema temporário com a publicação”.

Usuários do Instagram conseguem ver o feed normalmente, porém são impedidos de fazer novos posts usando o celular. O aplicativo de fotos e vídeos trava em “finalizando” e informa que “não é possível públicar a foto” no perfil no momento.

O problema é global. De acordo com o mapa de calor dos problemas relatados em ambas as redes sociais, Américas, Europa e Ásia sofrem com travamentos e lentidão no acesso a seus perfis que, em alguns casos, sequer carregam o feed.

Atualização 14h16: por volta das 14h, o volume de reportes de erro em sites de detecção começou a cair. A rede social, porém, ainda não informou se a plataforma foi 100% recuperada após o incidente iniciado nesta manhã.

Atualização 14h40: o site Down Right Now, que também trabalha com detecção de status, já considera o Facebook “UP”. Ou seja, online. Houve forte alta de reportes.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial