Aplicativos

Huawei fica proibida de vender celulares com WhatsApp, Instagram e Facebook

A medida não proíbe a instalação dos aplicativos e uso dos serviços por parte dos donos de aparelhos Huawei, mas sim que os modelos saiam da linha de produção com os programas.

Huawei fica proibida de vender celulares com WhatsApp, Instagram e Facebook

Decisão do Facebook proíbe a Huawei de fabricar celulares com Facebook, WhatsApp e Instagram pré-instalados — Foto:Reprodução

A Huawei não pode mais produzir celulares com os aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp instalados de fábrica. A decisão é mais um capítulo na crise entre a fabricante chinesa e seus parceiros e fornecedores norte-americanos que buscam se adequar ao bloqueio imposto pelo Departamento de Comércio daquele país. A medida, vale ressaltar, não proíbe a instalação dos aplicativos e uso dos serviços por parte dos donos de aparelhos Huawei, mas sim que os modelos saiam da linha de produção já com os programas embarcados.

Segundo o site Cnet, o Facebook emitiu um comunicado confirmando a medida e esclarecendo que está “analisando a decisão final do Departamento de Comércio e agindo para garantir que estamos em conformidade”.

A princípio, a ruptura com o Facebook pode não parecer tão grave quanto outros problemas que a Huawei vem enfrentando: embora não possa instalar os aplicativos em seus celulares, o banimento não proíbe os usuários de fazê-lo. De qualquer forma, as restrições do Facebook devem arranhar ainda mais a imagem da marca diante do consumidor.

Entretanto, caso a crise com as autoridades norte-americanas não seja revertida, a Huawei pode enfrentar problemas graves em futuros lançamentos de celulares: enquanto modelos atuais ainda podem acessar a Google Play Store para buscar os apps, futuros modelos da marca devem ficar sem acesso à loja, algo que tornaria impossível a instalação de programas a partir da loja oficial.

Novo golpe na dura relação da Huawei com o governo norte-americano, o bloqueio imposto pelo Facebook segue uma sucessão de problemas que estão cercando a corporação chinesa. Depois da decisão do governo dos Estados Unidos de colocar a fabricante numa lista negra de empresas que ameaçam a segurança nacional do país, a Huawei viu o cerco se fechar com a perda de fornecedores e parceiros extremamente importantes, como Google, Intel, Qualcomm e ARM.

A Huawei Brasil confirmou que alguns consumidores desistiram da compra do Huawei P30 Pro em meio às dúvidas sobre o assunto.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda