Tecnologia

iFood recebe autorização para fazer entregas com drones no Brasil

O equipamento será responsável por atuar diretamente na primeira parte da rota.

iFood recebe autorização para fazer entregas com drones no Brasil

Drone de entrega de comida do iFood — Foto:Divulgação

O iFood recebeu autorização da Anac (Agência Nacional Aviação Civil) para realizar testes de entregas de comida por meio de drones. No entanto, as entregas não serão feitas na porta ou janela dos clientes. O drone será responsável somente por atuar na primeira parte da rota, levando os pedidos para os entregadores de bicicleta, motocicleta ou patinete, que farão as entregas finais.  

Os drones serão usados em duas rotas, a partir do mês de outubro. O primeiro vai acontecer entre a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas, no interior de São Paulo, e o iFood Hub, também localizado na shopping.

A conexão será feito por um prestador de serviço do iFood chamado “mensageiro”, que será responsável por retirar os pedidos da praça de alimentação e levá-los até um andar mais alto do shopping, onde fica localizada a área de “decolagem” dos drones. Dali, os pedidos são enviados para o iFood Hub. Entre um trecho e outro, há cerca de 400 metros de distância. E desse ponto, o entregador pega o pedido e leva ao cliente. Com o uso do drone, a equipe da startup espera economizar aproximadamente dez minutos por entrega. 

A segunda será entre o iFood Hub e um complexo de condomínios próximo ao shopping Shopping Iguatemi Campinas. Neste caso, segundo as estimativas da empresa, a entrega que por terra seria feita em dez minutos, passará a ser concluída em quatro minutos. Os drones terão capacidade de carregar até 2 kg de comida, podendo atingir uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e alcançando os 60 metros de altura. 

Segundo Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood, a experiência servirá de aprendizado para a startup de entregas. “Quando a gente olha para o futuro, das 1 mil cidades que operamos, pelo menos 200 têm capacidade de receber o servço por drone”, diz o executivo, que não revelou os planos de expansão da tecnologia. 

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil